A reformulação pedagógica de 1991 pode ser considerada, portanto, a mais substancial na trajetória do curso de Arquitetura e Urbanismo. Após este momento ocorreram apenas adequações curriculares para atender normativas de âmbito nacional e local, sem, contudo, mudar a estrutura principal do curso.
As adequações datam dos anos de 2008 (2 alterações), 2009 (3 alterações), 2010 (1 alteração) e 2016 (l alteração). Nestes 28 anos o cenário institucional, a sociedade e os próprios estudantes mudaram muito, sobretudo pela evolução dos recursos tecnológicos de acesso e compartilhamento de informações, os quais têm mudado exponencialmente as relações sociais de trabalho, e também no campo ensino-aprendizagem.
Foi neste período também que o DAUUEL fez um grande investimento para capacitação dos seus docentes em nível de Mestrado e Doutorado, por meio de dois programas conveniados ocorridos, respectivamente, entre os anos de 1999 a 2001 (MINTER-Mestrado Interinstitucional com a FAUUSP, SP) e 2011 a 2015 (DINTER – Doutorado Interinstitucional com o IAU, São Carlos, SP). Após este esforço conjunto, o DAUUEL alcançou um patamar de excelência de seu corpo docente efetivo, que passou a contar com 27 dos seus 30 professores qualificados como Doutores e atuando em regime de trabalho de Tempo Integral e Dedicação Exclusiva (TIDE).
A verticalização do curso de Arquitetura foi uma das metas estabelecidas pelo DAUUEL, a partir da capacitação do corpo docente, criando-se a Pós-Graduação. A região Sul não era prioritária para novos cursos, portanto uma das estratégias foi criar um programa nos moldes de associação.
Assim, em 2012, foi aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES/Ministério da Educação) o primeiro programa na área de Arquitetura e Urbanismo (PPU) no estado do Paraná, uma proposta conjunta da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e da Universidade Estadual de Londrina (DEL).
O Programa, em sua primeira avaliação quadrienal, em 2016, obteve a nota 4. Foi realizada uma proposta de oferta do doutoramento, aprovada em 2018. A partir de 2019, o PPU incorpora, portanto, o mestrado e o doutorado na área de concentração em Metodologia de Projeto a qual visa uma discussão essencial para a área do conhecimento.
Neste sentido, o objetivo geral do PPU é formar profissionais aptos a atuar com visão integradora e sistêmica, com respaldo histórico-cultural; incrementar as iniciativas de planejamento e expansão das cidades junto a órgãos públicos; refletir sobre o ambiente edificado e a agregar valor à sua produção considerando metodologias universais e o contexto regional; atuar no processo de produção da habitação, tornando as cidades mais sustentáveis.
Nestes quarenta anos de existência o DAUUEL, buscou-se a excelência na formação de seus egressos. O ambiente da Universidade possibilita o diferencial de inserção na sociedade através de projetos de pesquisa e extensão para transferência de conhecimento acadêmico e atendimento às demandas da comunidade, proporcionando experiências no convívio atreladas à oferta da Pós-graduação Stricto Sensu em nível de mestrado e doutorado, além da especialização Lato Sensu.
Também está presente na sociedade e no campo de trabalho específico através do Estágio Supervisionado, que aproxima os alunos da graduação dos escritórios de arquitetura e urbanismo, prefeituras locais e regionais, empresas do segmento da construção civil e outros tantos ramos de atuação do profissional formado pela UEL.
DEPARTAMENTO
O Departamento, subunidade dos Centros de Estudos, constitui-se na menor estrutura de organização administrativa, didático científica e de lotação de pessoal.
No Departamento são reunidas atividades acadêmicas afins e nele estão integrados docentes e técnico administrativos para objetivos comuns. (Art. 122 do Regimento Geral da UEL).
COLEGIADO
Os Colegiados de cursos de graduação exercem a coordenação pedagógica dos cursos e serão constituídos por representantes docentes da área principal de conhecimento e da área básica e/ou complementar de conhecimento, estudantes e servidores, na forma prevista nos §2º e §3º do Art. 27 do Estatuto da Universidade. (Art. alterado através da Resolução CU 168/2007).
NÚCLEO DOCENTE ESTRUTURANTE (NDE)
O NDE institui-se como parte da estrutura de gestão acadêmica do curso com atribuições consultivas, propositivas e de assessoria, acerca de matérias de natureza acadêmica e pedagógica, sendo corresponsável pela elaboração, implementação e consolidação do Projeto Pedagógico do Curso (PPC), além de zelar pelo cumprimento das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs). Tem como objetivos:
1 – Levantar dificuldades na atuação do corpo docente do Curso;
2 – Auxiliar na elaboração e no acompanhamento do PPC;
3 – Propor programas ou outras formas de capacitação docente;
4 – Acompanhar as avaliações do Curso definidas pelo Colegiado;
5 – Analisar e propor modificações, quando necessárias;
6 – Indicar formas de incentivo ao desenvolvimento de atividades de pesquisa;
7 – Contribuir para a concretização do perfil profissional;
8 – Zelar pelo cumprimento das DCNs aplicáveis ao Curso de Arquitetura e Urbanismo.