Perfil do Profissional
O bacharel em Artes Cênicas – Habilitação em Interpretação Teatral estará apto a:

  • Desenvolver-se como ator de teatro ou para atuar em manifestações cênico-teatrais;
  • realizar trabalhos como ator em televisão, cinema ou publicidade;
  • trabalhar como professor/pesquisador em instituições de ensino superior;
  • atuar como agente cultural, proponente ou coordenador de diferentes modalidades de ensino, na iniciação teatral de crianças, jovens ou adultos;
  • aliar teorias e práticas teatrais, integrando elencos ou propondo novas produções e produtos artísticos;
  • respeitar e fazer respeitar o direito e os deveres éticos do artista cênico, marcados pela busca constante da emancipação e autonomia de um perfil pessoal de intérprete no território conceitual das artes no mundo contemporâneo.

Objetivos do Curso

  • Oferecer aos alunos subsídios para a atuação profissional em Artes Cênicas, propondo situações de aprendizagem significativa que lhes permitam desenvolver competências artísticas, culturais e profissionais para integrar, intervir e atuar na realidade socioeconômica, política e cultural da sociedade contemporânea;
  • Ampliar o campo de atuação profissional do ator;
  • Promover processos de produção artística acompanhados de análise crítica, intervindo qualitativamente na cultura;
  • Atuar interdisciplinarmente com outras áreas, como saúde e educação;
  • Integrar ao Curso eventos artísticos da cidade e região, tais como o FILO;
  • Oferecer continuidade, em nível superior, aos estudos feitos em escolas de nível médio;
  • Contribuir com pesquisas acadêmicas sistemáticas, de modo a fornecer subsídios para o desenvolvimento da produção artística de grupos, instituições ou órgãos envolvidos nas atividades teatrais na sociedade, promovendo também o inter-relacionamento destes.

Campos de Atuação
Teatro, cinema, televisão e pesquisa. A profissão é regulamentada pela Lei n.º 6.533, de 24.05.78.

Duração
Mínima: 4 anos Máxima: 8 anos

Ano de Implantação do Currículo
2005

Avaliação do MEC
2006: 5