Este Bacharelado nasceu da necessidade de uma formação profissional em artes cênicas nas dimensões estética e artística comprometida com a ação cultural. Ele tem por princípio o entrelaçamento de teorias e práticas de maneira sistemática, aprofundada e fundamentada, dirigidas à ação pedagógica do artista no mundo contemporâneo.

O curso tem contemplado as demandas efetivas de natureza econômica e social da região de Londrina, do estado do Paraná e nacionais, no que concerne à necessidade da formação acadêmica e artística.

As políticas de ensino, pesquisa e extensão acadêmicas, previstas e implantadas no Bacharelado em Artes Cênicas, dialogam com as mais novas linguagens das Artes Cênicas que se apresentam em mostras e festivais de artes locais, nacionais e internacionais bem com apresenta-se na literatura da área.

O curso integra-se com a comunidade regional e igualmente de âmbito nacional, pelos programas de ensino e pela ação extensionista.

As avaliações realizadas, do Projeto Pedagógico em vigor, apontam que os objetivos do curso apresentam coerência com a demanda social que reclama a participação de profissionais das artes cênicas na sociedade. Isto nota-se no número de egressos que se inserem
na comunidade artística da cidade de Londrina, em instituições culturais e também educacionais como gestores, promotores, disseminadores e criadores de bens e serviços no campo das artes cênicas.

Egressos do Bacharelado em Artes Cênicas têm criação e mantido também grupos e coletivos de teatro e, muito embora esta não seja uma licenciatura, também os encontramos promovendo atividades formativas em teatro e pedagogia do teatro em todos os níveis da educação. A produção de conhecimentos, neste bacharelado, atinge a interdisciplinaridade de maneira a integrar e atender às demandas de trabalho profissional na sociedade e comunidade local, regional e nacional.

A estrutura curricular deste bacharelado contempla os aspectos de flexibilidade, interdisciplinaridade e acessibilidade pedagógica. O currículo apresenta equanimidade quanto a carga horária, permitindo articulação e integração entre as teorias e as práticas e vice e versa. Os conteúdos curriculares implantados possibilitam o desenvolvimento do perfil profissional do egresso, considerando a coerência com as DCNs e os objetivos do curso.

Os conteúdos vivenciados diariamente nas atividades académicas são dinâmicos e acompanham as necessidades contemporâneas, sendo traduzidas e vivenciadas por cada pessoa em suas criações diárias. Todos os estudantes participam dos projetos oportunizados pelo curso, sejam eles ensino, pesquisa ou extensão.

Participam ainda do Programa de Formação Complementar: Práticas de Encenação, no qual se vinculam às práticas artísticas realizadas ao longo do último ano do curso e demais ações ao longo da formação. Uma caraterística deste curso é a diversidade de processos formativos e as variadas perspectivas de avaliação pedagógica que ocorrem integradas ao longo dos quatro anos da graduação.

Devido às variadas abordagens e ou de conteúdo de ensino e das aprendizagens sugeridas turma a turma, programa a programa. Os deslocamentos ocorrem, igualmente, pela pluralidade da formação do corpo docente, advindo das subáreas das Artes Cênicas, Dança, Licenciatura em Educação Artística, Ensino de Teatro, Filosofia, Letras, Comunicação, Antropologia, Ciências Sociais.

Esta caraterística do corpo docente permite desenvolver diferentes metodologias e dimensionamentos de saberes, gerando nesta graduação uma diversidade de ações e debates contínuos, o que enriquece a experiência pedagógica pela pesquisa docente continuada.

DEPARTAMENTO

O Departamento, subunidade dos Centros de Estudos, constitui-se na menor estrutura de organização administrativa, didático científica e de lotação de pessoal.
No Departamento são reunidas atividades acadêmicas afins e nele estão integrados docentes e técnico administrativos para objetivos comuns. (Art. 122 do Regimento Geral da UEL).

COLEGIADO

Os Colegiados de cursos de graduação exercem a coordenação pedagógica dos cursos e serão constituídos por representantes docentes da área principal de conhecimento e da área básica e/ou complementar de conhecimento, estudantes e servidores, na forma prevista nos §2º e §3º do Art. 27 do Estatuto da Universidade. (Art. alterado através da Resolução CU 168/2007).

NÚCLEO DOCENTE ESTRUTURANTE (NDE)

O NDE institui-se como parte da estrutura de gestão acadêmica do curso com atribuições consultivas, propositivas e de assessoria, acerca de matérias de natureza acadêmica e pedagógica, sendo corresponsável pela elaboração, implementação e consolidação do Projeto Pedagógico do Curso (PPC), além de zelar pelo cumprimento das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs). Tem como objetivos:

1 – Levantar dificuldades na atuação do corpo docente do Curso;

2 – Auxiliar na elaboração e no acompanhamento do PPC;

3 – Propor programas ou outras formas de capacitação docente;

4 – Acompanhar as avaliações do Curso definidas pelo Colegiado;

5 – Analisar e propor modificações, quando necessárias;

6 – Indicar formas de incentivo ao desenvolvimento de atividades de pesquisa;

7 – Contribuir para a concretização do perfil profissional;

8 – Zelar pelo cumprimento das DCNs aplicáveis ao Curso de Artes Cênicas.