As horas destinadas às Práticas Pedagógicas como Componente Curricular (PCC) serão cumpridas ao longo de toda a graduação na forma de produção de objetos pedagógicos, atividades ligadas à Divisão de Artes Plásticas – elaboração de relatos sobre mediação, curadorias educativas, grupos de estudos programados e dirigidos, conforme as orientações dos docentes dos diferentes eixos de conhecimento, de acordo com as atividades de cada disciplina, visando a prática pedagógica.

Assim, a PCC relacionar-se-á, desde as séries iniciais, às experiências dos estudantes em diversas disciplinas, situações advindas dos espaços de ensino formal e não formal, assim como dos espaços de circulação e disseminação das pesquisas em arte e sobre arte.

A carga horária total das Práticas Pedagógicas como Componente Curricular, está distribuída nas seguintes disciplinas: Fundamentos do Ensino de Artes Visuais, Espaços Relacionais I, II, III e IV, História e Teorias da Arte I, Gravura I, Espaços Relacionais II, Fotografia I e II, História e Teorias da Arte II, Currículo Cultura e Sociedade, Metodologia do Ensino de Artes Visuais I e II, História e Teorias da Arte Moderna I e II, História e Teorias da Arte Brasileira, História da Arte Africana e Afro-brasileira, Desenho II, Pintura II, Expressão em Mídias Tecnológicas, História e Teorias da Arte Contemporânea I e II, Expressão em Mídias Digitais, História e Teorias da Arte Contemporânea Brasileira, e Gravura II, perfazendo um total de 420 horas.