O Departamento de Arte Visual do CECA, apresenta à UEL o Curso de Artes Visuais com seu Projeto Pedagógico de curso devidamente adequado à creditação curricular da extensão, desta forma se insere aos pilares da universidade contemporânea, Ensino, Pesquisa e Extensão de forma plena e definitiva.

O novo currículo que apresentamos, é a representação de uma construção histórica, quando da sua gênese em 1974, único curso de graduação em artes no interior do Paraná e, por décadas, tínhamos um currículo assentado nas bases do bacharelado, modalidade polivalente (disciplinas de artes-plásticas, artes visuais, música, teatro e desenho), desta forma as disciplinas pedagógicas eram generalistas e periféricas.

Contudo, a partir da década de 1980, com a abertura do regime de exceção e os debates em torno da educação, o ensino da arte, através dos movimentos de arte educadores e da criação das entidades de classe estaduais, se mobiliza pela renovação e a busca por novas metodologias de ensino. Essas ações promovem intensas mudanças e adequações em nosso curso, com a inserção em novos campos de conhecimento (fotografia, computador, vídeo, tecnologias digitais), ampliação de conteúdos (as vanguardas na arte, arte contemporânea).

E, neste século XXI a virada, constituímos um currículo harmônico e equilibrado em todos os seus eixos/áreas de conhecimento: História e Teorias da Arte, Poéticas Visuais e Ensino e Aprendizagem da Arte.

É importante destacar que estas áreas de conhecimento em arte, para além dos conteúdos trabalhados em sala de aula, os mesmos são praticados em viagens acadêmicas de estudo de campo para museus, centros culturais, pinacotecas, galerias e bienais distribuídas ao longo dos quatro anos e meio: primeira série – São Paulo, segunda série – Minas Gerais (Cidades Históricas do Barroco Mineiro); terceira e quarta séries – Bienais (São Paulo ou Porto Alegre – Bienal do Mercosul), bem como com a galeria de arte do curso, laboratório para exposição da produção dos estudantes, dos professores, dos artistas egressos, das disciplinas em poéticas, dos projetos de pesquisa, ensino e extensão.

Vale ressaltar o quanto tem sido recorrente, a procura dos próprios estudantes para ocuparem este espaço, inclusive propondo projetos curatoriais de exposições, o que aponta para uma outras dimensão e importância dos seus processos formativos que se dão por meio dos desenhos expositivos que eles acabam por exercitar em suas curadorias.

E, ainda, temos a considerar como um valor ao nosso currículo a potência de nosso Órgão Suplementar, a Divisão de Artes Plásticas – DAP, que faz parte da Casa de Cultura da UEL, por ser um Órgão Suplementar da Universidade, tem como finalidade atender a comunidade da UEL e a comunidade externa, na área científica, cultural, técnica, artística e pedagógica, bem como, suplementar as atividades acadêmicas de um ou mais cursos, integrando as atividades, de ensino, pesquisa e extensão.

Neste sentido, a DAP realiza exposições de Arte Contemporânea com mediações realizadas por nossos estudantes e publicações que se constituem como registro e material didático. Mantém um site informativo que permite uma permanente atualização.

Com o exposto, demonstramos que este currículo é capaz de formar o Professor, o Produtor de Arte, e o Pesquisador, ou seja, o estudante ao final de um ciclo de quatro anos e seis meses, vai saber arte, fazer arte e saber ensinar arte, e que se expande também para campos como a crítica de arte e agente cultural.

DEPARTAMENTO

O Departamento, subunidade dos Centros de Estudos, constitui-se na menor estrutura de organização administrativa, didático científica e de lotação de pessoal.
No Departamento são reunidas atividades acadêmicas afins e nele estão integrados docentes e técnico administrativos para objetivos comuns. (Art. 122 do Regimento Geral da UEL).

COLEGIADO

Os Colegiados de cursos de graduação exercem a coordenação pedagógica dos cursos e serão constituídos por representantes docentes da área principal de conhecimento e da área básica e/ou complementar de conhecimento, estudantes e servidores, na forma prevista nos §2º e §3º do Art. 27 do Estatuto da Universidade. (Art. alterado através da Resolução CU 168/2007).

NÚCLEO DOCENTE ESTRUTURANTE (NDE)

O NDE institui-se como parte da estrutura de gestão acadêmica do curso com atribuições consultivas, propositivas e de assessoria, acerca de matérias de natureza acadêmica e pedagógica, sendo corresponsável pela elaboração, implementação e consolidação do Projeto Pedagógico do Curso (PPC), além de zelar pelo cumprimento das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs). Tem como objetivos:

1 – Levantar dificuldades na atuação do corpo docente do Curso;

2 – Auxiliar na elaboração e no acompanhamento do PPC;

3 – Propor programas ou outras formas de capacitação docente;

4 – Acompanhar as avaliações do Curso definidas pelo Colegiado;

5 – Analisar e propor modificações, quando necessárias;

6 – Indicar formas de incentivo ao desenvolvimento de atividades de pesquisa;

7 – Contribuir para a concretização do perfil profissional;

8 – Zelar pelo cumprimento das DCNs aplicáveis ao Curso de Artes Visuais.