O curso de Biblioteconomia da Universidade Estadual de Londrina, está alocado no Departamento de Ciência da Informação, o qual, por sua vez compõe o Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA) da Universidade Estadual de Londrina (UEL).
Sediado no Munícipio de Londrina, é o único curso existente no Estado do Paraná e recebe alunos não somente da região, como oportuniza, a moradores de outros estados, acesso aos conhecimentos necessários ao exercício da profissão de bibliotecário.
Nesse sentido, busca, por meio da sua proposta de capacitação e, em concordância com as normativas e diretrizes vigentes, atender às demandas do Município de Londrina e seu entorno, no que diz respeito à formação de profissionais críticos e criativos, aptos a aluarem com a gestão, organização e mediação da informação e do conhecimento, independentemente do tipo, do suporte ou unidade informacional em que se encontram esses recursos informacionais.
De acordo com essa proposta de formação acadêmica e profissional, os docentes, discentes e egressos do Curso, analisaram a realidade nacional e regional, o dinâmico processo de criação e modernização do mundo do trabalho em seus aspectos econômicos, sociais, em perspectivas humanísticas e avaliaram a estrutura curricular vigente.
Após reiteradas discussões, elaborou-se a proposta de uma estrutura curricular que possibilita a inserção, no mercado, de um bibliotecário, consciente de seu papel ético, profissional, que a sociedade atual necessita.
O Projeto Pedagógico, importa ressaltar, valoriza o perfil técnico, gerencial e social do bibliotecário capaz de contribuir diretamente no âmbito econômico para o desenvolvimento, eficácia e eficiência, rentabilidade e competitividade das organizações, para o desenvolvimento educacional e cultural do País.
Para tanto, cabe mencionar que aspectos relativos à educação ambiental, direitos humanos, LIBRAS, relações étnico-raciais em uma perspectiva de inclusão, foram devidamente inseridos.
De acordo com esse contexto, ressalta-se que a estrutura curricular do curso em questão, propicia condições para que o bibliotecário possa atuar de forma contextualizada e atualizada às demandas da sociedade, em consultorias, assessorias ou mesmo ser um empreendedor na área de informação e documentação, além dos espaços tradicionais como as bibliotecas.