O Curso de Biblioteconomia da Universidade Estadual de Londrina, criado em 1972, passou por várias reformulações curriculares, considerando o desenvolvimento da área e a evolução da própria instituição. A última atualização do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) foi em 2022 (Resolução CEPE/CA nº47/2022) e sua implantação se deu a partir dos ingressantes de 2023.
Nesse sentido, atualmente o curso tem em vigência dois PPC, sendo o anterior regido pela Resolução CEPE/CA 053/2013 e Deliberação da Câmara de Graduação 030/2017. O PPC atual foi elaborado em consonância com as exigências da sociedade atual, que requer cada vez mais uma formação humanista e integradora, contextualizada às questões sociais, assim como reflexiva em torno da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, assegurando o seu compromisso social e sua contextualização às próprias Diretrizes e Referencias Curriculares.
A Biblioteconomia é uma área que nasce a partir da necessidade de se pensar e se tratar do acesso e disseminação da informação e tem em suas bases os processos de armazenamento, organização, recuperação e divulgação que direcionam para a resolução de problemas informacionais de diferentes ordens.
Une os propósitos teóricos, metodológicos, aplicados e tecnológicos, visando a melhoria das necessidades informacionais dos usuários, se caracterizando assim como uma atividade essencial para as demandas de uso e compartilhamento de recursos informacionais. O desenvolvimento sociocultural, aliado às tecnologias informacionais, mantém a garantia de uma atuação que visualiza o processo de gestão de diferentes unidades informacionais integrado ao contexto social.
Outro elemento norteador para o PPC é a relação da Biblioteconomia com a Arquivologia, áreas que também se relacionam teórica e institucionalmente com a Ciência da Informação. As atividades voltadas ao tratamento de acervos e gestão das unidades informacionais, os registros do conhecimento, os fluxos informacionais e a própria informação registrada e institucionalizada, dispõem de elementos que, preservados suas particularidades, enriquecem e se distribuem nos diferentes contextos de atuação do profissional.
Este, por sua vez, a partir de uma perspectiva ampla, é capaz de visualizar as possibilidades de tratamento e desenvolvimento, amparados por discussões atuais e relevantes na contemporaneidade.
Essa aproximação se dá por meio da integração da matriz curricular entre os dois cursos do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina – Arquivologia e Biblioteconomia, especialmente nos dois primeiros anos dos cursos, em que disciplinas com as mesmas bases teóricas são ofertadas em tronco comum, visando o fortalecimento de uma formação articulada dos futuros bibliotecários e arquivistas, o que é integralizado com a formação específica nas demais séries de ambos os cursos.
DEPARTAMENTO
O Departamento, subunidade dos Centros de Estudos, constitui-se na menor estrutura de organização administrativa, didático científica e de lotação de pessoal.
No Departamento são reunidas atividades acadêmicas afins e nele estão integrados docentes e técnico administrativos para objetivos comuns. (Art. 122 do Regimento Geral da UEL).
COLEGIADO
Os Colegiados de cursos de graduação exercem a coordenação pedagógica dos cursos e serão constituídos por representantes docentes da área principal de conhecimento e da área básica e/ou complementar de conhecimento, estudantes e servidores, na forma prevista nos §2º e §3º do Art. 27 do Estatuto da Universidade. (Art. alterado através da Resolução CU 168/2007).
NÚCLEO DOCENTE ESTRUTURANTE (NDE)
O NDE institui-se como parte da estrutura de gestão acadêmica do curso com atribuições consultivas, propositivas e de assessoria, acerca de matérias de natureza acadêmica e pedagógica, sendo corresponsável pela elaboração, implementação e consolidação do Projeto Pedagógico do Curso (PPC), além de zelar pelo cumprimento das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs). Tem como objetivos:
1 – Levantar dificuldades na atuação do corpo docente do Curso;
2 – Auxiliar na elaboração e no acompanhamento do PPC;
3 – Propor programas ou outras formas de capacitação docente;
4 – Acompanhar as avaliações do Curso definidas pelo Colegiado;
5 – Analisar e propor modificações, quando necessárias;
6 – Indicar formas de incentivo ao desenvolvimento de atividades de pesquisa;
7 – Contribuir para a concretização do perfil profissional;
8 – Zelar pelo cumprimento das DCNs aplicáveis ao Curso de Biblioteconomia.