O Projeto Pedagógico do curso de Graduação em Biotecnologia – Habilitação: Bacharelado está fundamentado nas seguintes diretrizes:

  • O curso de Bacharelado em Biotecnologia tem por meta a formação de profissionais com visão generalista nos campos de atuação da área de Biotecnologia, com ênfase em Saúde, Ambiente e Agroindústria, instrumentalizados para o exercício profissional, bem como, para dar continuidade a seus estudos visando a Pós-Graduação em Biotecnologia ou áreas afins;
  • Para a formação dos profissionais na área de Biotecnologia serão oportunizadas atividades de ensino, pesquisa e extensão, integradas e articuladas, visando uma formação pessoal, social e cultural para que os mesmos possam compreender e assumir responsabilidades para o desenvolvimento de atitudes reflexivas, que serão de fundamental importância na sua prática profissional e, ainda, que conheçam a realidade sociocultural do país, para que esta ciência e os resultados das pesquisas nessa área sejam aproveitados e aplicados em função dessa realidade.
  • Quanto à formação científica, tecnológica e técnica, os profissionais serão capacitados com formação básica que permitirá desenvolver bioconversões e biossínteses, a partir de moléculas ou células de natureza microbiana, animal ou vegetal, na perspectiva de disponibilizar processos e produtos que garantam maior economia, eficácia, competitividade e adaptabilidade para o seu uso social final;
    • O vínculo entre a teoria e a prática é indissocióvel e deve ser evidenciado nas disciplinas que constituem os componentes curriculares. Para tanto as disciplinas serão oferecidas como anuais e semestrais, de maneira que os conteúdos sejam disponibilizados ao longo do curso de forma inter e multidisciplinarmente e estudados numa abordagem unificada, permitindo a compreensão das relações estabelecidas na construção da teoria e que estabelecerão as bases que assegurem a contextualização do experimento

    DEPARTAMENTO

    O Departamento, subunidade dos Centros de Estudos, constitui-se na menor estrutura de organização administrativa, didático científica e de lotação de pessoal.
    No Departamento são reunidas atividades acadêmicas afins e nele estão integrados docentes e técnico administrativos para objetivos comuns. (Art. 122 do Regimento Geral da UEL).

    COLEGIADO

    Os Colegiados de cursos de graduação exercem a coordenação pedagógica dos cursos e serão constituídos por representantes docentes da área principal de conhecimento e da área básica e/ou complementar de conhecimento, estudantes e servidores, na forma prevista nos §2º e §3º do Art. 27 do Estatuto da Universidade. (Art. alterado através da Resolução CU 168/2007).

    NÚCLEO DOCENTE ESTRUTURANTE (NDE)

    O NDE institui-se como parte da estrutura de gestão acadêmica do curso com atribuições consultivas, propositivas e de assessoria, acerca de matérias de natureza acadêmica e pedagógica, sendo corresponsável pela elaboração, implementação e consolidação do Projeto Pedagógico do Curso (PPC), além de zelar pelo cumprimento das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs). Tem como objetivos:

    1 – Levantar dificuldades na atuação do corpo docente do Curso;

    2 – Auxiliar na elaboração e no acompanhamento do PPC;

    3 – Propor programas ou outras formas de capacitação docente;

    4 – Acompanhar as avaliações do Curso definidas pelo Colegiado;

    5 – Analisar e propor modificações, quando necessárias;

    6 – Indicar formas de incentivo ao desenvolvimento de atividades de pesquisa;

    7 – Contribuir para a concretização do perfil profissional;

    8 – Zelar pelo cumprimento das DCNs aplicáveis ao Curso de Biotecnologia.