O Projeto Pedagógico em vigor leva em consideração as avaliações realizadas durante ao longo dos anos, em relação à entrada e formação do aluno no curso de Bacharelado em Ciência da Computação.

Ele leva em consideração o novo cenário tecnológico que se descortinou em tempos recentes, tendo inserido novas disciplinas e atualizado a ementa de outras, de modo a prover uma melhor formação do egresso.

Como pontos positivos do projeto pedagógico pode-se destacar a grande interação que ele promove com a pesquisa, através do incentivo dos alunos a fazerem iniciação científica e posteriormente ingressarem na pós-graduação, seja na própria UEL ou em outras instituições renomadas.

Além disso, a modalidade de crédito permitiu uma maior flexibilidade para os estudantes para a realização de estágio não-obrigatório, criando assim uma ótima interação com o mercado de trabalho e suas necessidades; fazendo com que muitos estudantes terminem o curso já empregados.

Em termos de auto avaliação, a Universidade Estadual de Londrina (DEL) tem oportunizado um processo de auto avaliação institucional dinâmico, contínuo e de construção colaborativa, que tem auxiliado no planejamento consciente, na qualidade, democratização e
transparência da universidade, baseado em seu Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).

DEPARTAMENTO

O Departamento, subunidade dos Centros de Estudos, constitui-se na menor estrutura de organização administrativa, didático científica e de lotação de pessoal.
No Departamento são reunidas atividades acadêmicas afins e nele estão integrados docentes e técnico administrativos para objetivos comuns. (Art. 122 do Regimento Geral da UEL).

COLEGIADO

Os Colegiados de cursos de graduação exercem a coordenação pedagógica dos cursos e serão constituídos por representantes docentes da área principal de conhecimento e da área básica e/ou complementar de conhecimento, estudantes e servidores, na forma prevista nos §2º e §3º do Art. 27 do Estatuto da Universidade. (Art. alterado através da Resolução CU 168/2007).

NÚCLEO DOCENTE ESTRUTURANTE (NDE)

O NDE institui-se como parte da estrutura de gestão acadêmica do curso com atribuições consultivas, propositivas e de assessoria, acerca de matérias de natureza acadêmica e pedagógica, sendo corresponsável pela elaboração, implementação e consolidação do Projeto Pedagógico do Curso (PPC), além de zelar pelo cumprimento das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs). Tem como objetivos:

1 – Levantar dificuldades na atuação do corpo docente do Curso;

2 – Auxiliar na elaboração e no acompanhamento do PPC;

3 – Propor programas ou outras formas de capacitação docente;

4 – Acompanhar as avaliações do Curso definidas pelo Colegiado;

5 – Analisar e propor modificações, quando necessárias;

6 – Indicar formas de incentivo ao desenvolvimento de atividades de pesquisa;

7 – Contribuir para a concretização do perfil profissional;

8 – Zelar pelo cumprimento das DCNs aplicáveis ao Curso de Ciência da Computação.