O curso de Design de Moda foi criado por meio da Resolução n° 3006 de 16.07.96, recebendo a nomenclatura Estilismo em Moda. A nomenclatura atual, Design de Moda, foi implantada a partir da Resolução CEPE n° 28/2005. O objetivo do curso é formar profissionais em Design de Moda capazes de desenvolver produtos, processos, sistemas, serviços e/ou experiências inovadoras, a partir de um pensamento sistémico integrado à realidade contemporânea, combinando diversos componentes materiais e imateriais, aspectos econômicos, simbólicos, sócio éticos, ambientais, culturais e mercadológicos. Como uma Ciência Social Aplicada, o curso de Design de Moda prepara o designer em formação, para verificar situações ligadas à realidade e apontar soluções de modo crítico, reflexivo e transformador, a partir da interpretação dos aspectos culturais, econômicos, políticos, sociais e ambientais que determinam a qualidade de vida da população. Desta maneira, o curso de Design de Moda da UEL objetiva formar o profissional crítico, ético e autónomo que, integrando teoria e prática, manifesta competências e habilidades para:

• Propor soluções eficazes e inovadoras, integrando funções práticas, estético-simbólicas e produtivas;

• Gerenciar a criatividade considerando o equilíbrio entre as variáveis estéticas e econômicas, ambientais e de mercado, respeitando os traços culturais da sociedade e outras manifestações regionais;

• Dominar as diferentes etapas do desenvolvimento de um projeto, a saber: definição de objetivos, técnicas de coleta e de tratamento de dados, geração e avaliação de alternativas, configuração de solução e comunicação de resultados;

• Expressar conceitos e soluções, de acordo com as diversas técnicas de expressão e reprodução visual;

• Atuar em equipes interdisciplinares na elaboração e execução de pesquisas, projetos, processos e/ou serviços integrados;

• Conceber produtos, processos, serviços e/ou sistemas, com visão holística, centrada nos aspectos sócio ético, ambientais, econômicos e culturais, considerando as tendências de comportamento e de consumo;

• Conhecer o setor produtivo – materiais, processos e tecnologias.