O Estágio Curricular do Curso de Engenharia – Habilitação Engenharia Elétrica é caracterizado como um conjunto de atividades de aprendizagem profissional e cultural proporcionadas ao estudante pela participação em situações reais da vida e de seu meio, realizado sob responsabilidade e coordenação do Colegiado do Curso e Coordenação de Estágio.
O Estágio Curricular deverá ser realizado em área compatível com o Curso de Engenharia – Habilitação Engenharia Elétrica, sendo expressamente vedado o exercício de qualquer outra atividade não relacionada à sua área de formação. A realização do Estágio Curricular por parte do estudante não acarreta vínculo de qualquer natureza, mesmo que receba bolsa ou outra forma de contraprestação que venha a ser acordada pela concedente do estágio.
A carga horária do Estágio Curricular é de 160 (cento e sessenta) horas, sendo até 30 (trinta) horas semanais, podendo ser realizado de segunda a sexta-feira e aos sábados de manhã, e, excepcionalmente, a critério e sob responsabilidade do Colegiada do Curso, o estágio poderá ser realizado também nos demais horários de sábado, assim como aos domingos.
Constituem campo de estágio as entidades de direito privado, os órgãos da administração pública, as instituições de ensino e/ou pesquisa, as próprias unidades da Universidade Estadual de Londrina e a comunidade em geral, desde que apresentem condições para:
l. planejamento e execução conjuntos das atividades de estágio;
II. aprofundamento dos conhecimentos teórico-práticos estabelecidos no Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia – habilitação Engenharia Elétrica;
III. vivência efetiva de situações do cotidiano do engenheiro;
IV. avaliação;
V. existência e disponibilidade de infraestrutura física, de material, de equipamentos e de recursos humanos para realização das atividades pertinentes ao estágio;
VI. existência e disponibilidade de um profissional que aluará como Orientador de Campo, que será o responsável pelo acompanhamento das atividades do estagiário no local do estágio, durante o período integral de sua realização. O Orientador de Campo de Estágio deverá ser um profissional de nível técnico ou superior, com experiência comprovada na área específica do Plano de Estágio. As atividades a serem desenvolvidas pelo estudante devem constar do Plano de Estágio, elaborado pelo estudante e seu Supervisor de Estágio, com a participação do Orientador de Campo.
A supervisão de estágio compreende a orientação e o acompanhamento do estudante no decorrer de suas atividades de estágio, de forma a permitir o melhor desempenho de ações pertinentes à realidade da profissão. Somente podem ser Supervisores de Estágio, docentes do Departamento de Engenharia Elétrica da UEL.
Os Supervisores de Estágio serão indicados pelo Coordenador de Estágio, observando a área de formação e experiência profissional do docente e as peculiaridades do campo de trabalho em que se realizará o estágio.
A supervisão de estágio pode ser desenvolvida por meio de supervisão Semidireta e Indireta. Na supervisão Semidireta, a orientação e o acompanhamento do estudante são realizados por meio de visitas sistemáticas ao campo de estágio, a fim de manter contato com o Orientador de Campo, além de entrevistas e reuniões periódicas com os estudantes.
Na supervisão Indireta, o acompanhamento do estágio é feito por meio de contatos esporádicos com o estagiário e com o Orientador de Campo, relatórios e, sempre que possível, visitas ao campo de estágio.
Após o término do estágio obrigatório, o estudante deverá entregar ao seu Supervisor de Estágio o Relatório de Atividades de Estágio que apresenta a Avaliação de Desempenho do Estagiário e os Resultados do Acompanhamento do Estágio, preenchidos pelo Orientador de Campo.
O estudante receberá uma Nota Final na forma de uma média de quatro notas atribuídas pelo Supervisor de Estágio, baseadas no Relatório de Atividades e na Ficha de Avaliação do Estágio Obrigatório. Será considerado aprovado o estudante que obtiver Média Final igual ou superior a 7 (sete), não havendo exame final.
Durante o período de realização do Estágio, o estagiário deverá estar coberto por uma apólice de seguro contra acidentes pessoais a ser feita pela UEL. Para a realização do estágio, o Termo de Compromisso é um documento obrigatório em unidades conveniadas com a UEL, com assinaturas do interveniente e entrega na PROGRAD.