A engenharia é uma área de estudos que está em constante processo de transformação. O colegiado, corpo docente e técnico do curso, através de reuniões de departamento, colegiado e Núcleo Docente Estruturante (NDE) realizam contínua auto avaliação de sua trajetória.

Assim, através da elaboração de diversos projetos na busca de fomento externo, pela interação com a sociedade através de convênios e cursos de atualização docente, realizam um esforço constante para manutenção e atualização de informações, técnicas, procedimentos, equipamentos e softwares aos estudantes.

Em 2017, foi realizada a última reformulação no Projeto Pedagógico do Curso (PPC), com um currículo muito mais atual em relação aos avanços tecnológicos, e atendendo a demanda de um novo perfil de estudante de engenharia elétrica, mais conectado, atualizado e proativo. O PPC implantado em 2018 ainda não formou a sua primeira turma, entretanto, por conta de exigências legais a reformulação é necessária neste momento.

Por isso, pequenas alterações na estrutura do curso estão sendo realizadas, com o objetivo de atender as normativas e corrigir pequenos problemas identificados. Atualmente, o curso está operando sob o sistema acadêmico de crédito semestral, entretanto, novos modelos de sistemas acadêmicos foram estabelecidos na Universidade Estadual de Londrina.

Além disso, foi regulamentada a creditação curricular da extensão, que exige a destinação de 10% da carga horária total do curso para atividades extensionistas. Por fim, as disciplinas de Trabalho de Conclusão de Curso e Estágio Obrigatório estão sendo anualizadas, além de pequenas correções textuais para eliminar problemas de interpretação.

Portanto, o curso de Engenharia Elétrica da Universidade Estadual de Londrina propõe um novo Projeto Pedagógico, atualizado com as tecnologias de mercado e comportamento dos estudantes, e adequado às novas resoluções da nacionais e da Universidade Estadual de Londrina. O currículo proposto busca desenvolver habilidades e competências cognitivas, procedimentais e atitudinais exigidas ao perfil do profissional proposto, aliadas às novas metodologias de aprendizagem ativa e atividades extensionistas.

O Projeto Pedagógico em vigor foi implantando em 2021 e ainda não formou a sua primeira turma. Muitas alterações trouxeram fluidez ao curso, especialmente a distribuição semestral das disciplinas e a redução dos pré-requisitos. Ainda, a oferta das disciplinas optativas nos últimos anos flexibilizou a formação do engenheiro eletricista e tem superado as expectativas.

As disciplinas ofertadas estão sendo procuradas pelos estudantes, em todas as quatros grandes áreas de formação, e estes estão mais interessados e participativos no processo de aprendizagem, pois possuem autonomia para definir os Núcleos Temáticos de seu interesse. Por isso, pretende-se manter a estrutura atual, alterando o mínimo possível o formato da proposta.

Entretanto, as atividades de Trabalho de Conclusão de Curso e Estágio Obrigatório semestrais trouxeram problemas para os estudantes, limitando a formação. Além disso, o departamento de matemática sugeriu a alteração da disciplina Equações Diferenciais do terceiro semestre para o segundo semestre do segundo ano, de forma que os estudantes tenham mais preparo para cursá-la.

Por isso, a atual mudança com o novo Projeto Pedagógico de 2023 visa adequar o currículo as demandas de sistema acadêmico e creditação da extensão, solucionando os problemas apontados no currículo de 2021 e mantendo a proposta deste Projeto Pedagógico, para que uma avaliação mais profunda seja possível após a primeira turma concluir sua graduação.

DEPARTAMENTO

O Departamento, subunidade dos Centros de Estudos, constitui-se na menor estrutura de organização administrativa, didático científica e de lotação de pessoal.
No Departamento são reunidas atividades acadêmicas afins e nele estão integrados docentes e técnico administrativos para objetivos comuns. (Art. 122 do Regimento Geral da UEL).

COLEGIADO

Os Colegiados de cursos de graduação exercem a coordenação pedagógica dos cursos e serão constituídos por representantes docentes da área principal de conhecimento e da área básica e/ou complementar de conhecimento, estudantes e servidores, na forma prevista nos §2º e §3º do Art. 27 do Estatuto da Universidade. (Art. alterado através da Resolução CU 168/2007).

NÚCLEO DOCENTE ESTRUTURANTE (NDE)

O NDE institui-se como parte da estrutura de gestão acadêmica do curso com atribuições consultivas, propositivas e de assessoria, acerca de matérias de natureza acadêmica e pedagógica, sendo corresponsável pela elaboração, implementação e consolidação do Projeto Pedagógico do Curso (PPC), além de zelar pelo cumprimento das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs). Tem como objetivos:

1 – Levantar dificuldades na atuação do corpo docente do Curso;

2 – Auxiliar na elaboração e no acompanhamento do PPC;

3 – Propor programas ou outras formas de capacitação docente;

4 – Acompanhar as avaliações do Curso definidas pelo Colegiado;

5 – Analisar e propor modificações, quando necessárias;

6 – Indicar formas de incentivo ao desenvolvimento de atividades de pesquisa;

7 – Contribuir para a concretização do perfil profissional;

8 – Zelar pelo cumprimento das DCNs aplicáveis ao Curso de Engenharia Elétrica.