O TCC para o curso de Engenharia Elétrica é uma atividade obrigatória e deverá ser realizada totalmente no turno do curso. Atualmente, encontra-se regulamentada pela Deliberação 012/2010, da Câmara de Graduação da UEL. Para atender plenamente este novo PPC, a mesma será ajustada como segue.
1 – Natureza do Trabalho
O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Engenharia – Habilitação Engenharia Elétrica é trabalho de natureza monográfica, com defesa oral e pública, devendo ser elaborado individualmente pelo estudante, devidamente matriculado na atividade acadêmica obrigatória especial Trabalho de Conclusão de Curso – TCC.
Deve ser de natureza científica ou técnica e se enquadrar em uma das grandes áreas da Engenharia Elétrica: Eletrônica, Controle e Automação, Eletrotécnica ou Telecomunicações.
2 – Objetivos
O TCC tem como objetivo capacitar o estudante para elaboração de estudos nas áreas de concentração do curso de forma a correlacionar e aprofundar os conhecimentos teóricos e práticos adquiridos; propiciar ao estudante o contato com o processo de investigação científica; contribuir para o enriquecimento das diferentes linhas de estudo do Departamento de Engenharia Elétrica, estimulando a produção científica articulada com as necessidades da comunidade local, nacional e internacional.
3 – Formato de Desenvolvimento do TCC
O TCC será uma atividade acadêmica anual e recomenda-se o cumprimento das seguintes etapas:
l. definição do tema juntamente com um orientador, em comum acordo;
II. estudo bibliográfico;
III. desenvolvimento de um pré-projeto;
IV. aprofundamento da revisão bibliográfica;
V. definição e execução da metodologia;
VI. obtenção de resultados preliminares;
VII. apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso a uma pré-banca;
VIII. conclusão das atividades previstas em cronograma, inclusive aquelas adicionadas pela banca preliminar;
IX. produção de uma monografia completa a ser apresentada em uma banca pública.
4 – Forma de orientação
A orientação do trabalho deverá ser realizada por meio de encontros, nas quais orientador e orientado irão sincronizar as atividades realizadas e a realizar. A atividade acadêmica TCC terá o controle de presença.
5 – Forma de avaliação
Primeiro bimestre: O objeto de avaliação do primeiro bimestre é o pré-projeto escrito pelo estudante. Cabe ao docente orientador estipular uma nota para cada um dos itens que compõem um pré-projeto: título; resumo; introdução (com revisão bibliográfica); objetivos; justificativa; metodologia; resultados esperados; cronograma.
A revisão bibliográfica pode ser um item à parte do pré-projeto e sua avaliação pode ser dada por meio de outro tipo de entrega, como um artigo de revisão ou parte da monografia, por exemplo.
Segundo e terceiro bimestres: O objeto de avaliação nesta fase é o desenvolvimento do trabalho de TCC, ou seja, a aplicação da metodologia e o cumprimento do cronograma. O estudante deverá entregar um texto preliminar contendo: título; resumo; introdução; revisão bibliográfica; parte do desenvolvimento; e conclusões preliminares.
O trabalho preliminar deverá ser apresentado a uma banca (não pública) constituída por no mínimo três professores. A nota será correspondente à média da nota dos docentes da chamada pré-banca, dado o preenchimento de formulário de avaliação específico.
Quarto bimestre – Por fim, a avaliação será baseada na monografia e sua apresentação à banca. Nesta fase, a banca é pública, composta pelos mesmos três professores da banca da pré-defesa, salvo em casos de força maior.
Este ponto é muito importante para que haja uma avaliação da evolução do trabalho. A nota será correspondente à média da nota dos docentes da banca, dado o preenchimento de formulário de avaliação específico.
Para ser aprovado em Trabalho de Conclusão de Curso o estudante deve atingir a média 6,0 e frequência de 75%. Não haverá exame.