O sistema atual do curso de licenciatura em Física é o de crédito semestral. O curso foi planejado com esse sistema devido à sua flexibilidade em permitir ao estudante cursar disciplinas conforme seu interesse ou disponibilidade de tempo. O curso é configurado de tal maneira que os conteúdos, tanto básicos como profissionais, são contemplados e organizados com base no aumento gradual do grau de dificuldade das disciplinas.

Tais princípios foram mantidos para a elaboração desta proposta. Entretanto, para atender à Resolução CEPE n. 071/2021, o sistema atual foi alterado de crédito semestral para o sistema de matrícula por atividade acadêmica.

Dessa maneira, a composição da nova Matriz Curricular segue com três pilares de sustentação: primeiro, iniciar o curso com disciplinas2 mais básicas; segundo, distribuir as disciplinas entre os semestres de modo que a sequência dos conteúdos tenha clara correlação vertical com as disciplinas dos semestres seguintes; terceiro, não sobrecarregar os semestres letivos com mais de duas disciplinas consideradas de alta dificuldade.

As ementas das disciplinas ministradas pelo corpo docente do departamento de Física foram propostas por professores do próprio departamento, sendo que a maioria são membros do Colegiado da Física ou do NDE. As disciplinas ofertadas pelos demais departamentos foram propostas pelos professores designados pelo departamento de origem, os quais também compõe o colegiada da Física. Além disso, as novas disciplinas que serão ofertadas por outros departamentos foram discutidas com professores desses
departamentos, buscando a melhor proposta para auxiliar na formação do futuro professor de Física.

Durante o processo, as ementas foram construídas com o propósito de tornar claro, tanto quanto possível, os conteúdos gerais e específicos de cada disciplina.

Para atender à Resolução CNE/CP 02/2019 e, ao mesmo tempo, focar o curso de Licenciatura para a formação de professores de Física, disciplinas como as de Iniciação à Docência l, II, III e IV, estão mantidas nos quatro primeiros semestres do curso. Na sequência, os estágios obrigatórios supervisionados são realizados em todos os semestres até a conclusão do curso. A proposta das disciplinas de introdução à docência é preparar os futuros professores quanto às questões técnico-didáticas, humano-sociais, e culturais.