Bacharelado: Proposto em 1973 por iniciativa dos professores do Departamento de Física, o qual, até então, visava apenas atender às necessidades dos Cursos de Engenharia Civil, Licenciaturas Plenas em Matemática, Química e Biologia e Licenciatura Curta em Ciências, o Curso de Licenciatura e Bacharelado em Física foi criado através da Resolução 166, de 14 de julho de 1973.

A partir de então, passou a ser ofertado em 16 de março de 1974 no período matutino e obteve o seu reconhecimento através do decreto Federal 81.609, de 27 de abril de 1978, ano em que formou a primeira turma.

O curso visa à formação de profissionais que, ao longo de sua formação básica, tenham adquirido:

a) sólidos conhecimentos básicos com formação teórica, dominando instrumentos conceituais, operativos e modelos paradigmáticos;

b) capacidade de abstração e de modelagem de fenômenos;

c) boa experiência laboratorial, com domínio de planejamento e realização de experimentos e medições; e dos recursos de informática;

d) capacidade de aplicar conhecimentos em pesquisa básica ou aplicada;

e) conhecimento da importância da Física para o desenvolvimento de áreas afins e a relevância de trabalhos interdisciplinares;

f) capacidade para transmitir e divulgar os princípios da ciência, bem como para expressar-se com clareza, precisão e objetividade;

g) compreensão do papel do educador como professor de ensino superior e na divulgação científica;

h) visão abrangente da função da ciência como elemento básico de desenvolvimento do país;

i) ética de atuação profissional e consequente responsabilidade social;

j) compreensão da Ciência como processo histórico, desenvolvido em diferentes contextos sócio-políticos.

Licenciatura: Proposto em 1973 por iniciativa dos professores do Departamento de Física, o qual, até então, visava apenas atender às necessidades dos Cursos de Engenharia Civil, Licenciaturas Plenas em Matemática, Química e Biologia e Licenciatura Curta em Ciências, o Curso de Licenciatura e Bacharelado em Física foi criado através da Resolução 166, de 14 de julho de 1973.

Passou a ser ofertado em 16 de março de 1974 no período matutino e obteve o seu reconhecimento através do decreto Federal 81.609, de 27 de abril de 1978, ano em que formou a primeira turma de licenciados.

A partir do segundo semestre de 1976, por solicitação da comunidade externa, o Curso de Física passou a ser ofertado sem modificação em sua estrutura no período noturno.

Espera-se do profissional licenciado em Física:

a) sólidos conhecimentos básicos com domínio dos conceitos fundamentais da área e com capacidade de compreender e ensinar os conteúdos de Física;

b) domínio das técnicas pedagógicas e de uso de materiais didáticos adequados para cumprir seu papel no processo de ensino-aprendizagem;

c) capacidade de abstração e de modelagem de fenômenos;

d) experiência laboratorial, com capacidade de planejar e realizar experimentos e medições, bem como de utilizar-se desses recursos no desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem;

e) conhecimento da importância da Física para o desenvolvimento de áreas afins e a relevância de trabalhos interdisciplinares;

f) capacidade para ensinar e divulgar os princípios da Ciência, bem como de se expressar com clareza, precisão e objetividade;

g) compreensão do papel da Educação como elemento transformador da realidade;

h) ética na atuação profissional e responsabilidade social;

i) compreensão da Ciência como processo histórico, desenvolvido em diferentes contextos sociopolíticos, culturais e econômicos.