Há dois Projetos Pedagógicos em andamento no curso de Letras Espanhol. O PPC 2019 entrou em vigor em 2020; e o PPC 2022 entra em vigor em 2023.

Principais alterações:

  • Redução da carga horária do Curso: 3.260 horas (antes era 3.270 horas);
  • Opção de distribuir as Atividades Acadêmicas de Extensão (AEX) ao longo dos 4 primeiros anos do curso (indicadas: 210 horas; livres: 120 horas);
  • Redução das Atividades Acadêmicas Curriculares (AAC), de 200 para 100 horas;
  • Não há Disciplinas Optativas do PPC;
  • Retorno da aplicação de exame;
  • Prática como componente curricular integrada às atividades curriculares (405h);
DEPARTAMENTO

O Departamento, subunidade dos Centros de Estudos, constitui-se na menor estrutura de organização administrativa, didático científica e de lotação de pessoal.
No Departamento são reunidas atividades acadêmicas afins e nele estão integrados docentes e técnico administrativos para objetivos comuns. (Art. 122 do Regimento Geral da UEL).

COLEGIADO

Os Colegiados de cursos de graduação exercem a coordenação pedagógica dos cursos e serão constituídos por representantes docentes da área principal de conhecimento e da área básica e/ou complementar de conhecimento, estudantes e servidores, na forma prevista nos §2º e §3º do Art. 27 do Estatuto da Universidade. (Art. alterado através da Resolução CU 168/2007).

NÚCLEO DOCENTE ESTRUTURANTE (NDE)

O NDE institui-se como parte da estrutura de gestão acadêmica do curso com atribuições consultivas, propositivas e de assessoria, acerca de matérias de natureza acadêmica e pedagógica, sendo corresponsável pela elaboração, implementação e consolidação do Projeto Pedagógico do Curso (PPC), além de zelar pelo cumprimento das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs). Tem como objetivos:

1 – Levantar dificuldades na atuação do corpo docente do Curso;

2 – Auxiliar na elaboração e no acompanhamento do PPC;

3 – Propor programas ou outras formas de capacitação docente;

4 – Acompanhar as avaliações do Curso definidas pelo Colegiado;

5 – Analisar e propor modificações, quando necessárias;

6 – Indicar formas de incentivo ao desenvolvimento de atividades de pesquisa;

7 – Contribuir para a concretização do perfil profissional;

8 – Zelar pelo cumprimento das DCNs aplicáveis ao Curso de Letras Espanhol.