A língua francesa na Universidade Estadual de Londrina é objeto de trabalho do Departamento de Letras desde 06/10/1960, com sua atuação no curso de Letras Português/Francês.

Em 1991, houve o desmembramento do Departamento de Letras em Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas e Departamento de Letras Estrangeiras Modernas.

A criação do Bacharelado em Língua e Cultura Francesas, que atualmente é denominado Curso de Letras-Francês, se soma às iniciativas de outras instituições que visam a implementação de políticas governamentais de aproximação entre o Brasil e a França e outros países francófonos, com avanço destacado no governo do Estado do Paraná, altamente interessado pela busca de projetos entre universidades francesas e paranaenses.

Além da curricularização da extensão, alguns ajustes foram necessários para desenvolver as potencialidades do Bacharelado em Letras-Francês em uma direção mais humanista, plural e inclusiva, como o entendemos.

Com o novo PPC, foi possível:

1) Atualizar ementas de algumas disciplinas, adequando-as às perspectivas mais inovadoras e plurais no âmbito do ensino de línguas e culturas estrangeiras;

2) Ampliar o percurso plurilíngue dos alunos, incorporando à grade obrigatória uma disciplina de Português para Falantes de Outras Línguas (PFOL), bem como disciplinas que abordam os textos literários de uma perspectiva comparatista;

3) Propor disciplinas de língua francesa com enfoque na produção escrita e na produção oral, bem como para o letramento académico em francês e análise do discurso de textos em francês;

4) Alterar a temporalidade do aprendizado dos conteúdos propostos, saindo do ciclo seriado anual para o de créditos, dividido em ciclos semestrais, o que permite que o percurso formativo ganhe dinamismo;

5) Incluir em ementas de disciplinas as diretrizes relativas à Educação Ambiental, Educação para Direitos Humanos, Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, em respeito à legislação descrita no item 4.

6) Legislação Básica deste PPC.

DEPARTAMENTO

O Departamento, subunidade dos Centros de Estudos, constitui-se na menor estrutura de organização administrativa, didático científica e de lotação de pessoal.
No Departamento são reunidas atividades acadêmicas afins e nele estão integrados docentes e técnico administrativos para objetivos comuns. (Art. 122 do Regimento Geral da UEL).

COLEGIADO

Os Colegiados de cursos de graduação exercem a coordenação pedagógica dos cursos e serão constituídos por representantes docentes da área principal de conhecimento e da área básica e/ou complementar de conhecimento, estudantes e servidores, na forma prevista nos §2º e §3º do Art. 27 do Estatuto da Universidade. (Art. alterado através da Resolução CU 168/2007).

NÚCLEO DOCENTE ESTRUTURANTE (NDE)

O NDE institui-se como parte da estrutura de gestão acadêmica do curso com atribuições consultivas, propositivas e de assessoria, acerca de matérias de natureza acadêmica e pedagógica, sendo corresponsável pela elaboração, implementação e consolidação do Projeto Pedagógico do Curso (PPC), além de zelar pelo cumprimento das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs). Tem como objetivos:

1 – Levantar dificuldades na atuação do corpo docente do Curso;

2 – Auxiliar na elaboração e no acompanhamento do PPC;

3 – Propor programas ou outras formas de capacitação docente;

4 – Acompanhar as avaliações do Curso definidas pelo Colegiado;

5 – Analisar e propor modificações, quando necessárias;

6 – Indicar formas de incentivo ao desenvolvimento de atividades de pesquisa;

7 – Contribuir para a concretização do perfil profissional;

8 – Zelar pelo cumprimento das DCNs aplicáveis ao Curso de Letras-Francês.