Autorização: Criação do Curso Resolução CEPE/CA n.° 363 de 15/12/2005. Renovação de Reconhecimento de Curso: Resolução 13/2024 – SETI Projeto pedagógico : Resolução CEPE/CA 10/2023. O curso de Letras-Inglês, como licenciatura única, entrou em vigor no ano de 2006.
Desde então, o curso tem constantemente buscado a melhoria curricular. A mais recente reformulação curricular entrou em vigor em 2023 quando o curso passou a oferecer ao estudante a possibilidade de escolher entre dois percursos formativos:
* Percurso com ênfase em Educação Bilíngue e
* Percurso com ênfase em Ensino de Inglês para Crianças.
O curso de Letras Inglês da UEL tem a responsabilidade de atender às demandas nacionais e regionais, inserindo profissionais capacitados para atuarem na educação infantil, anos iniciais do ensino fundamental (1° a 5° ano), anos finais do Ensino Fundamental (6° a 9° ano) e Ensino Médio, com base em uma formação humanística e crítica em relação às práticas educacionais brasileiras.
Assim sendo, o objetivo geral do curso é formar professores para atuar nas áreas de língua inglesa e de literaturas em língua inglesa, na Educação Básica, capazes de aliar a formação teórica com a prática profissional, de forma crítica e reflexiva.
O curso de Letras Inglês busca a formação de profissionais interculturalmente competentes e eticamente responsáveis, comprometidos com a equidade e inclusão no ensino, capazes de lidar, de forma crítica, com as linguagens, especialmente a verbal, nos contextos oral e escrito, conscientes de sua inserção na sociedade e das relações com outro.
* com domínio da língua inglesa e de sua diversidade em termos de sua estrutura, funcionamento e manifestações culturais, a ela associadas.
* com capacidade de reflexão crítica sobre temas e questões relativas aos conhecimentos linguísticos, literários e aos processos de ensino-aprendizagem de língua inglesa
* com capacidade de refletir teoricamente sobre a linguagem, de ser usuário proficiente de inglês, compreendendo sua formação profissional como processo contínuo, autônomo e permanente.