O curso de Letras da Universidade Estadual de Londrina (UEL) foi fundado em 1969, evoluindo ao longo dos anos para se adaptar às demandas do cenário educacional.

Entre 1997 e 2004, os cursos de Letras foram ofertados como licenciaturas duplas (Inglês-Português, Espanhol-Português ou Francês-Português).

Contudo, tal configuração não atendia às especificidades do ensino de línguas estrangeiras e da aprendizagem da língua portuguesa e suas expressões literárias.

Assim, em 2005 foi criado o curso de Letras-Inglês, uma licenciatura única voltada para a formação de professores de língua inglesa.

Desde então o curso de Letras-Inglês tem passado por constantes movimentos de aprimoramento. Em 2023, uma nova reformulação foi implementada, concentrando-se na atualização do currículo para atender às mais recentes Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores.

Essa atualização incluiu uma revisão da carga horária total do curso, garantindo conformidade com os requisitos estabelecidos e a integração de atividades de extensão na matriz curricular, conforme previsto na Resolução CNE/CES n° 7 de 2018.

Além disso, a reformulação de 2023 enfatizou a formação dos estudantes para atuarem em diversos contextos educacionais, com destaque para o ensino de inglês para crianças e a educação bilíngue.

Essa mudança reflete a necessidade de preparar os futuros profissionais da área de Letras para os desafios do mercado de trabalho contemporâneo, onde essas habilidades são cada vez mais valorizadas.

Essas alterações no currículo demonstram o compromisso da UEL em oferecer uma formação de qualidade e atualizada, alinhada com as demandas do mercado educacional.

Ao adaptar-se às últimas diretrizes e necessidades da sociedade, o curso de Letras da UEL, busca garantir que seus graduados estejam preparados para enfrentar os desafios e contribuir de forma significativa para a educação e a cultura em suas comunidades e além.

DEPARTAMENTO

O Departamento, subunidade dos Centros de Estudos, constitui-se na menor estrutura de organização administrativa, didático científica e de lotação de pessoal.
No Departamento são reunidas atividades acadêmicas afins e nele estão integrados docentes e técnico administrativos para objetivos comuns. (Art. 122 do Regimento Geral da UEL).

COLEGIADO

Os Colegiados de cursos de graduação exercem a coordenação pedagógica dos cursos e serão constituídos por representantes docentes da área principal de conhecimento e da área básica e/ou complementar de conhecimento, estudantes e servidores, na forma prevista nos §2º e §3º do Art. 27 do Estatuto da Universidade. (Art. alterado através da Resolução CU 168/2007).

NÚCLEO DOCENTE ESTRUTURANTE (NDE)

O NDE institui-se como parte da estrutura de gestão acadêmica do curso com atribuições consultivas, propositivas e de assessoria, acerca de matérias de natureza acadêmica e pedagógica, sendo corresponsável pela elaboração, implementação e consolidação do Projeto Pedagógico do Curso (PPC), além de zelar pelo cumprimento das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs). Tem como objetivos:

1 – Levantar dificuldades na atuação do corpo docente do Curso;

2 – Auxiliar na elaboração e no acompanhamento do PPC;

3 – Propor programas ou outras formas de capacitação docente;

4 – Acompanhar as avaliações do Curso definidas pelo Colegiado;

5 – Analisar e propor modificações, quando necessárias;

6 – Indicar formas de incentivo ao desenvolvimento de atividades de pesquisa;

7 – Contribuir para a concretização do perfil profissional;

8 – Zelar pelo cumprimento das DCNs aplicáveis ao Curso de Letras-Inglês.