O mercado profissional de Londrina coloca o Curso de Letras da UEL, como uma referência não só para os londrinenses como também para os jovens de todo o Brasil. Sendo assim, nada mais justo do que um curso que coloque em relevo a relação dialética entre o pragmatismo da sociedade moderna e o cultivo dos valores humanistas, tão importantes para que esta se desenvolva sob a égide da justiça social, da cidadania e do respeito ao ser humano.

Assim, também, em conformidade com as Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação (2001), o atual Curso de Letras prima por um ensino diversificado, com conteúdos e disciplinas heterogêneos e atualizados, que atende às metas da Educação Superior no país e ao pré-requisito fundamental exigido pela sociedade deste início de século, a saber: a formação de um profissional flexível e aberto para as transformações do mercado de trabalho e da sociedade em geral.

A estrutura curricular do Curso orienta-se, desta forma, pelas seguintes metas gerais:

(I) facultar aos futuros profissionais opções de conhecimento e de atuação no mercado de trabalho;

(II) criar oportunidade para o desenvolvimento de habilidades que permitam atingir a competência desejada no exercício profissional;

(III) conferir prioridade à abordagem pedagógica voltada para o desenvolvimento da autonomia do aluno;

(IV) promover a articulação necessária e constante entre ensino, pesquisa e extensão, além da articulação direta com a pós-graduação;

(V) possibilitar o exercício da autonomia universitária, a partir de atividades curriculares básicas, complementares e de estágio, tendo em vista o perfil profissional definido para os alunos.

O Curso de Graduação em Letras-Português é caracterizado por um conjunto de atividades académicas básicas, obrigatórias, especiais e extensionistas que visam possibilitar ao aluno uma formação orientada para o domínio linguístico-discursivo, pragmático-cultural e literário, com capacidade de reflexão crítica sobre as teorias de ensino-aprendizagem e sobre o papel da língua portuguesa na sociedade.

Essa Habilitação objetiva formar professores para atuar nas áreas de Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, no Ensino Fundamental II e no Médio para que sejam capazes de aliar a formação teórica com a prática profissional de maneira crítica e reflexiva.

DEPARTAMENTO

O Departamento, subunidade dos Centros de Estudos, constitui-se na menor estrutura de organização administrativa, didático científica e de lotação de pessoal.
No Departamento são reunidas atividades acadêmicas afins e nele estão integrados docentes e técnico administrativos para objetivos comuns. (Art. 122 do Regimento Geral da UEL).

COLEGIADO

Os Colegiados de cursos de graduação exercem a coordenação pedagógica dos cursos e serão constituídos por representantes docentes da área principal de conhecimento e da área básica e/ou complementar de conhecimento, estudantes e servidores, na forma prevista nos §2º e §3º do Art. 27 do Estatuto da Universidade. (Art. alterado através da Resolução CU 168/2007).

NÚCLEO DOCENTE ESTRUTURANTE (NDE)

O NDE institui-se como parte da estrutura de gestão acadêmica do curso com atribuições consultivas, propositivas e de assessoria, acerca de matérias de natureza acadêmica e pedagógica, sendo corresponsável pela elaboração, implementação e consolidação do Projeto Pedagógico do Curso (PPC), além de zelar pelo cumprimento das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs). Tem como objetivos:

1 – Levantar dificuldades na atuação do corpo docente do Curso;

2 – Auxiliar na elaboração e no acompanhamento do PPC;

3 – Propor programas ou outras formas de capacitação docente;

4 – Acompanhar as avaliações do Curso definidas pelo Colegiado;

5 – Analisar e propor modificações, quando necessárias;

6 – Indicar formas de incentivo ao desenvolvimento de atividades de pesquisa;

7 – Contribuir para a concretização do perfil profissional;

8 – Zelar pelo cumprimento das DCNs aplicáveis ao Curso de Letras Português.