Destaques da XXXVI SEMAT

Entre os dias 1 e 5 de setembro de 2025, a Universidade Estadual de Londrina realizou a XXXVI Semana da Matemática (SEMAT). O evento reuniu estudantes, professores e pesquisadores de diferentes instituições para promover um valioso espaço de troca de experiências e conhecimentos. A programação incluiu palestras, minicursos, mesas-redondas e sessões de comunicação científica.
Segunda-feira (01/09) – Abertura
Manhã
O evento teve início na manhã, com o credenciamento dos participantes e uma fala inicial. Na sequência, ocorreu a palestra “Experiência do aluno Rodrigo”, apresentada pelos professores Paulo Liboni e Ana Lúcia. Após o intervalo, o professor André Vicente, da Unioeste, ministrou a palestra “Algumas observações sobre Cálculo Diferencial e Integral e uma aplicação à Engenharia Civil”. Encerrando o período da manhã, o professor Marcelo Escudeiro, da UEM, apresentou a palestra “Resolvendo equações com papel e (sem) lápis”.

Noite
No período noturno, foi realizada a cerimônia de abertura. Após a recepção, a professora Regina L. C. Buriasco, da UEL, ministrou a palestra de abertura intitulada “Percursos, estórias e vivências na Educação Matemática”.


Terça-feira (02/09)
Manhã
Na manhã de terça-feira, a programação contou com a sessão de Comunicação Científica em Matemática Pura e Aplicada. Em seguida, o professor Marcos E. Valle, da Unicamp, apresentou a palestra “Uma perspectiva real das redes neurais com valor vetorial”.
Noite
À noite, a mesa-redonda teve como tema “Perspectivas teóricas e metodológicas em investigações Matemática”, com a participação da professora Línlya Sachs (UTFPR), do professor Roger Miarka (Unesp) e do professor João Viola (UFMS).


Quarta-feira (03/09)
Manhã
A manhã de quarta-feira teve início com a sessão de Comunicação Científica em Matemática Pura e Aplicada. Logo depois, aconteceu a oficina “Inteligência Matemática na Educação Financeira”, ministrada pelo professor Ma To Fu, da UnB.
Noite
No período da noite, a programação seguiu com a mesa-redonda “Perspectivas de Inclusão e Equidade na Educação Matemática”. Participaram da discussão o professor Fábio A. Borges (UEM), a professora Simone Moraes (UFBA) e o professor Agnaldo Esquincalha (UFRJ).
Quinta-feira (04/09)
Manhã
Na manhã de quinta-feira, foram realizados os minicursos “Otimização robusta de portfólios financeiros com implementação em Python” e “Sobre a formulação Matemática da Mecânica Quântica”.
Noite
À noite, a programação foi composta por diversos minicursos: “Formação de professores e Ensino de Geometria”, “A potencialidade de tarefas de Matemática: como a formulação influencia as oportunidades de aprendizagem”, “Minicurso de Robótica Educacional” e “Jogos, brincadeira e diversão para aprender matemática”.
Sexta-feira (05/09) – Encerramento
Manhã
Na manhã de sexta-feira, ocorreram o minicurso “O poder da função exponencial e aplicações” e a continuação do minicurso “Sobre a formulação Matemática da Mecânica Quântica” (segundo dia).
Noite
À noite, as atividades finais incluíram a Comunicação Científica em Educação Matemática. Para marcar o encerramento, houve também uma sessão de pôsteres.
