O curso de graduação em Música (Licenciatura) da UEL, ao longo de sua trajetória, tem observado grande pluralidade no que se refere ao perfil dos estudantes que o procuram. Numa visão contextualizada e que visa a articulação constante com a sociedade, esta proposta visa contemplar essa diversidade , possibilitando a construção flexível de percursos formativos que possibilitem a interação entre discentes e docentes nela inseridos, na busca de interesses pessoais e coletivos, em sua relação com as demandas sociais.

Assim, a partir da observação e avaliação do curso, tanto por docentes quanto discentes e egressos, formal e informalmente, optou-se pelo modelo curricular de licenciatura com ênfases. O curso oferece, além do percurso fundamental, um conjunto de ênfases em Práticas Interpretativas, incluindo Canto, Percussão, Violão, Piano e Regência Coral, além de Arranjo e Composição Musical, que deve ser a primeira ênfase do conjunto de Linguagem e Estruturação Musical. Ressalta-se que o desenho proposto, permite a inclusão de novas ênfases “a posteriori”, conforme seja oportuno, conveniente e coerente com a essência dessa proposta.

Entre elas, por ora, considera-se: Produção Musical; Educação Musical em Projetos Socioculturais; História da Música; Música Brasileira; em outros instrumentos, além daqueles já mencionados, mediante convênios com outras instituições e/ou com a própria Casa de Cultura da UEL.

Em conclusão, a proposição encaminhada neste documento é o resultado de um esforço coletivo empreendido por docentes, técnicos, discentes, e administração superior da Universidade para garantir uma formação de qualidade aos nossos estudantes. Avaliações recentes atestam, a qualidade do curso, como o resultado obtido no ENADE (2021) – tendo sido considerada a melhor Licenciatura em Música do Brasil, além de te alcançado nota 5 (máxima) na avaliação Inep/MEC (2023).

DEPARTAMENTO

O Departamento, subunidade dos Centros de Estudos, constitui-se na menor estrutura de organização administrativa, didático científica e de lotação de pessoal.
No Departamento são reunidas atividades acadêmicas afins e nele estão integrados docentes e técnico administrativos para objetivos comuns. (Art. 122 do Regimento Geral da UEL).

COLEGIADO

Os Colegiados de cursos de graduação exercem a coordenação pedagógica dos cursos e serão constituídos por representantes docentes da área principal de conhecimento e da área básica e/ou complementar de conhecimento, estudantes e servidores, na forma prevista nos §2º e §3º do Art. 27 do Estatuto da Universidade. (Art. alterado através da Resolução CU 168/2007).

NÚCLEO DOCENTE ESTRUTURANTE (NDE)

O NDE institui-se como parte da estrutura de gestão acadêmica do curso com atribuições consultivas, propositivas e de assessoria, acerca de matérias de natureza acadêmica e pedagógica, sendo corresponsável pela elaboração, implementação e consolidação do Projeto Pedagógico do Curso (PPC), além de zelar pelo cumprimento das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs). Tem como objetivos:

1 – Levantar dificuldades na atuação do corpo docente do Curso;

2 – Auxiliar na elaboração e no acompanhamento do PPC;

3 – Propor programas ou outras formas de capacitação docente;

4 – Acompanhar as avaliações do Curso definidas pelo Colegiado;

5 – Analisar e propor modificações, quando necessárias;

6 – Indicar formas de incentivo ao desenvolvimento de atividades de pesquisa;

7 – Contribuir para a concretização do perfil profissional;

8 – Zelar pelo cumprimento das DCNs aplicáveis ao Curso de Música.