A mais recente reformulação o Projeto Pedagógico do Curso de Odontologia foi feita pela Resolução CEPE/CA nº 055/2021, cuja implantação teve início no ano letivo de 2022.

O primeiro currículo implantado, com regime seriado e duração de 4 anos, tomou, como modelo, o praticado pelo Curso de Odontologia de Ribeirão Preto, na época reputado como um dos melhores do Brasil.

Por terminação superior (Resolução S/No., de 11 de novembro de 1970), em 1973, o Curso, que funcionava em regime seriado, implantou o sistema de créditos. Na ocasião, disciplinas foram subdivididas, novas foram introduzidas, em especial a disciplina de Clínica Integrada, num currículo com carga horária de 3.765 horas, distribuídas em 242 créditos.

Em 1984, em obediência à Resolução N 64/82, do Conselho Federai de Educação, houve nova reestruturação curricular e, por consequência, redefinição do perfil do profissional a ser formado pelo Curso.

Em 2005, com o propósito de melhorar a formação do alunado e atender as necessidades do mercado de trabalho profissional, o Curso reformulou o. seu Projeto Político Pedagógico com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) dos Cursos de Graduação em Odontologia, no Sistema Único de Saúde, no perfil epidemiológico da região e no compromisso com as necessidades de saúde da população.

A organização curricular, então proposta, foi baseada em módulos de complexidade crescente, com a integração entre os conteúdos e racionalização do tempo, de forma a favorecer a inserção de temas relevantes à formação do profissional consciente, comprometido e sabedor do seu papel como um profissional da saúde. Desde então, frente às necessidades vivenciadas, adequações curriculares foram propostas para otimizar a qualidade do ensino ofertado, sendo a última deliberada em 2019 para vigorar a partir de 2020.

    DEPARTAMENTO

    O Departamento, subunidade dos Centros de Estudos, constitui-se na menor estrutura de organização administrativa, didático científica e de lotação de pessoal.
    No Departamento são reunidas atividades acadêmicas afins e nele estão integrados docentes e técnico administrativos para objetivos comuns. (Art. 122 do Regimento Geral da UEL).

    COLEGIADO

    Os Colegiados de cursos de graduação exercem a coordenação pedagógica dos cursos e serão constituídos por representantes docentes da área principal de conhecimento e da área básica e/ou complementar de conhecimento, estudantes e servidores, na forma prevista nos §2º e §3º do Art. 27 do Estatuto da Universidade. (Art. alterado através da Resolução CU 168/2007).

    NÚCLEO DOCENTE ESTRUTURANTE (NDE)

    O NDE institui-se como parte da estrutura de gestão acadêmica do curso com atribuições consultivas, propositivas e de assessoria, acerca de matérias de natureza acadêmica e pedagógica, sendo corresponsável pela elaboração, implementação e consolidação do Projeto Pedagógico do Curso (PPC), além de zelar pelo cumprimento das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs). Tem como objetivos:

    1 – Levantar dificuldades na atuação do corpo docente do Curso;

    2 – Auxiliar na elaboração e no acompanhamento do PPC;

    3 – Propor programas ou outras formas de capacitação docente;

    4 – Acompanhar as avaliações do Curso definidas pelo Colegiado;

    5 – Analisar e propor modificações, quando necessárias;

    6 – Indicar formas de incentivo ao desenvolvimento de atividades de pesquisa;

    7 – Contribuir para a concretização do perfil profissional;

    8 – Zelar pelo cumprimento das DCNs aplicáveis ao Curso de Odontologia.