O início das atividades da Faculdade Estadual de Odontologia de Londrina, em 1962, se deu a partir da necessidade de novos cirurgiões dentistas vivenciada pela cidade e região. Na época, Londrina tinha 59 cirurgiões dentistas graduados, além de profissionais práticos que exerciam a profissão sem nenhuma formação. Na ocasião, os jovens, quando interessados e motivados à formação na área, tinham que se deslocar para grandes centros, como Curitiba/PR ou São Paulo/ SP. Assim, a Associação Odontológica liderou o movimento de discussão e apresentação da proposta do Curso de Odontologia em Londrina.

Apoiado pelo Bispo de Londrina Dom Geraldo Fernandes, o Curso foi, inicialmente, instalado no porão da Catedral de Londrina, onde permaneceu até 1971. A partir de então, as instalações foram transferidas para a Clínica Odontológica, localizada na rua Pernambuco, número 540.

Posteriormente, o Curso, então funcionando isoladamente, foi absorvido pela Universidade Estadual de Londrina.

Objetivo

O profissional deverá:

  1. Atuar dentro do seu âmbito profissional, de forma integrada e contínua com as demais instâncias do sistema de saúde, sendo capaz de pensar criticamente, analisar os probiemas da sociedade e procurar soluções para os mesmos, respeitando os aspectos legais, éticos e bioéticos da profissão, em todos os níveis de atenção à saúde, de forma individual ou coletivo, nas diversas realidades culturais, socioeconômicas e epidemiológicas do país.
  2. Ser capaz de decidir, considerando as evidências científicas, a conduta adequada a ser tomada no trato com o paciente e/ou comunidade.
  3. Comunicar-se adequadamente, de forma oral e escrita, com colegas da profissão, auxiliares, profissionais de outras áreas da saúde e pacientes e/ou comunidade.
  4. Estar apto a assumir posição de liderança quando da atuação em equipe multiprofissiona!, levando em consideração todos os aspectos inerentes a este posto e o bem-estar, tanto da equipe onde está inserido, quanto da comunidade onde irá atuar.
  5. Estar apto a gerenciar e administrar a força de trabalho, os recursos físicos, materiais e informações quando na liderança de equipes de saúde e na gestão de serviços públicos ou privados.
  6. Reconhecer suas limitações, habilidades e potencialidades e, desta forma, ser capaz de aprender continuamente.

Perfil do Profissional
O perfil do concluinte deve ser o do cirurgião dentista, com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, para atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor técnico e científico, capacitado ao exercício de atividades referentes à saúde bucal da população, pautado em princípios éticos, legais e na compreensão da realidade social, cultural e econômica do seu meio, dirigindo sua atuação para a transformação da realidade em benefício da sociedade.

Campos de Atuação
Profissional liberal que está apto a atuar também no serviço público, na saúde privada, no ensino e pesquisa. Profissão regulamentada pela Lei n.º 5.081, de 24.08.66.