O Curso de Pedagogia é o que, de maneira mais abrangente, fornece os conteúdos e práticas vinculados às atividades docentes, entendidas como ação educativa e processo pedagógico dentro e fora do espaço escolar. Envolve, portanto, as muitas dimensões necessárias para a formação de professores: dimensão do desenvolvimento pessoal e social, dimensão expressivo-comunicativa, dimensão do domínio da especialidade, dimensão pedagógico-didática, dimensão histórico-cultural, dimensão institucional e administrativa; além da dimensão investigativa.
Dessa forma, podemos afirmar que o Curso de Licenciatura em Pedagogia é o responsável por formar os futuros profissionais do Magistério para os anos iniciais do Ensino Fundamental, do Magistério para a Educação Infantil e do Magistério das Matérias Pedagógica, além dos profissionais para atuarem na Gestão Pedagógica na educação escolar e não escolar.
A relação teoria-prática na formação tem, na universidade, local apropriado, pela indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão que lhe é intrínseca, permitindo aos licenciandos um espaço formador para a apropriação e construção do conhecimento.
O perfil acadêmico e o profissional do egresso são o exercício do Magistério para a Educação Infantil, do Magistério para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, da Gestão Pedagógica da Educação Escolar e não escolar e do Magistério das Matérias Pedagógicas.
O curso de Pedagogia possui laboratórios que possibilitam o enriquecimento da formação inicial como o Laboratório dos Anos Iniciais: Ensino, Pesquisa e Extensão (LAI), Laboratório de Ensino e Pesquisa em História da Educação (LEPHE), Museu Escolar de Londrina (MEL) e Laboratório de Informática.
A Pesquisa, enquanto base articuladora das diferentes áreas do conhecimento, é um dos elementos essenciais nesta proposta de formação. As diferentes disciplinas e atividades propostas têm, entre seus objetivos, a formação do profissional em todas as dimensões citadas. A expectativa é superar a formação estritamente técnica, uma vez que o profissional da educação é, por dever de ofício, uma pessoa.
Cumpre reafirmar que, no contexto dessas abordagens, a formação de professores tem sido entendida como um processo que se desencadeia com a formação inicial e vai se completando durante toda a vida profissional, naquilo que está se convencionando chamar de formação continuada.
Todas essas exigências para o ser professor fundamentam a defesa da necessidade de uma formação aprimorada, em dois momentos: inicial, nos cursos superiores e, contínua, nos espaços de trabalho.