O Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia – resolução CEPE 56/2023 é uma Adequação Curricular realizada por força de exigência legal para atender a Resolução CNE/CES nº 7/2018 e a Resolução CEPE/CA nº 039/2021, que regulamenta a creditação curricular, tendo em vista a necessidade de cumprir a Estratégia 12.7, do Plano Nacional de Educação. Sendo assim, o conteúdo essencial, do projeto anterior, quanto ao perfil do egresso, aos objetivos do curso, fundamentação teórica e concepção de avaliação não foram alterados.
O PPC do Curso passa a ser ofertado em regime anual, com a reformulação do projeto, para inserção da legislação da curricularização, exigência estabelecida pelo Ministério da Educação, por meio da Resolução CNE/CES Nº 07/2018; pela UEL, com a Resolução CU Nº 089/2019 e Resolução CEPE/CA Nº 039/2021 e; pelo Governo do Estado do Paraná, com a Indicação CEE/CP Nº 08/2021.
No âmbito da Universidade, o PPC é um documento aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) e Conselho de Administração (CA). Posteriormente divulgado, por meio de Resoluções que apresentam, entre outras informações, os períodos em que ocorrerão as aulas, o número de vagas e o regime de oferta.
O documento é elaborado reunindo outros elementos que constituem a estrutura de funcionamento do Curso, tais como: o objetivo, os campos de atuação, os dados de identificação, o contexto nacional, regional e local; as características gerais, o histórico, as diretrizes; o perfil acadêmico e profissional, o sistema e regime acadêmico, a matriz curricular; a articulação entre eixos de conhecimento, as atividades pedagógicas, os ementários, o sistema de avaliação, a infraestrutura. Assim como as normas gerais para os Estágios, o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e as Atividades Acadêmicas Complementares (AAC).
A última reformulação de PPC foi homologada pela Resolução CEPE/CA nº 118/2018 e são disponibilizadas 80 vagas por período, totalizando 160 vagas disponíveis aos interessados que procuram o curso de Pedagogia numa universidade pública, na região, conforme dados disponibilizados no documento Centro em Dados (UEL 2022).
Tais dimensões são contempladas neste projeto nos seguintes Eixos:
Educação e Sociedade, Conhecimento, Currículo e Gestão, Conhecimento sobre a Docência, Conhecimento sobre a Pesquisa em Educação e Estágio Supervisionado.
Cumpre reafirmar que, no contexto dessas abordagens, a formação de professores tem sido entendida como um processo que se desencadeia com a formação inicial e vai se completando durante toda a vida profissional, naquilo que está se convencionando chamar de formação continuada. Todas essas exigências para o ser professor fundamentam a defesa da necessidade de uma formação aprimorada, em dois momentos: inicial, nos cursos superiores e, contínua, nos espaços de trabalho.
O principal objetivo para o curso de Pedagogia expresso neste Projeto Pedagógico Curricular é a formação de um profissional que seja capaz de articular os objetivos educacionais, com base nos pressupostos sócio históricos, políticos e culturais, às diferentes abordagens metodológicas, priorizando a formação integral.
DEPARTAMENTO
O Departamento, subunidade dos Centros de Estudos, constitui-se na menor estrutura de organização administrativa, didático científica e de lotação de pessoal.
No Departamento são reunidas atividades acadêmicas afins e nele estão integrados docentes e técnico administrativos para objetivos comuns. (Art. 122 do Regimento Geral da UEL).
COLEGIADO
Os Colegiados de cursos de graduação exercem a coordenação pedagógica dos cursos e serão constituídos por representantes docentes da área principal de conhecimento e da área básica e/ou complementar de conhecimento, estudantes e servidores, na forma prevista nos §2º e §3º do Art. 27 do Estatuto da Universidade. (Art. alterado através da Resolução CU 168/2007).
NÚCLEO DOCENTE ESTRUTURANTE (NDE)
O NDE institui-se como parte da estrutura de gestão acadêmica do curso com atribuições consultivas, propositivas e de assessoria, acerca de matérias de natureza acadêmica e pedagógica, sendo corresponsável pela elaboração, implementação e consolidação do Projeto Pedagógico do Curso (PPC), além de zelar pelo cumprimento das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs). Tem como objetivos:
1 – Levantar dificuldades na atuação do corpo docente do Curso;
2 – Auxiliar na elaboração e no acompanhamento do PPC;
3 – Propor programas ou outras formas de capacitação docente;
4 – Acompanhar as avaliações do Curso definidas pelo Colegiado;
5 – Analisar e propor modificações, quando necessárias;
6 – Indicar formas de incentivo ao desenvolvimento de atividades de pesquisa;
7 – Contribuir para a concretização do perfil profissional;
8 – Zelar pelo cumprimento das DCNs aplicáveis ao Curso de Pedagogia.