Conforme mencionado, a DEL é a única universidade que oferta o curso de Arquivologia no Paraná. Desde sua génese, sendo que o Curso de Arquivologia da UEL busca adequar-se às necessidades e demandas de uma sociedade em constantes modificações, como por exemplo, as exigências curriculares do Conselho Federal de Educação.

Além disso, avaliações sistemáticas realizadas junto aos docentes e discentes do Curso, promovem significativas alterações em sua proposta de ensino e aprendizagem todas elas evidenciadas em seu Projeto Pedagógico do Curso (PPC).

O PPC de Arquivologia da UEL busca efetivar o necessário alinhamento entre a formação técnico-científica almejada e as diretrizes curriculares de modo a atender às demandas económicas e sociais não apenas restritas ao estado do Paraná e região, como também nacionalmente.

A estrutura curricular leva em conta a atualização da profissão, como consequência direta dos avanços das tecnologias de informação, ofertando, desde as primeiras séries, disciplinas que buscam o nivelamento e o aperfeiçoamento para o uso de ferramentas e plataformas digitais em seus diferentes contextos.

A formação profissional do arquivista decorre dos objetivos expressos no PPC, da estrutura curricular (desenvolvida e atualizada constantemente) e do contexto educacional.

No caso dos arquivistas, o contexto vem se ampliando devido aos avanços das tecnologias de informação; ao volume de informação/documentação que é produzido diariamente e a necessidade de se ter um profissional que domine diferentes suportes informacionais para suprir as necessidades de informação dos diversos usuários em vários ambientes, tais como: Centros de Documentação, Museus, Editoras, Rádio e TV, Clinicas, Hospitais, Autarquias e outras tantas instituições de caráter público e privado.

A demanda por profissionais competentes, devidamente capacitados em gestão documental de determinada instituição, seja ela de caráter público ou privado, excede o número de egressos dos cursos nacionais de Arquivologia.

No contexto da região de Londrina o cenário não é diferente, pois são muitos os espaços empresariais, culturais, da saúde, entre outros, que buscam inserir arquivistas em seus quadros de funcionários.

Nessa perspectiva, infere-se que cada vez mais se faz necessário compreender e atuar frente às necessidades económicas, sociais e culturais que se fazem presentes na sociedade. Para tanto, o curso de Arquivologia da DEL se preocupa em instruir e capacitar seus alunos.

DEPARTAMENTO

O Departamento, subunidade dos Centros de Estudos, constitui-se na menor estrutura de organização administrativa, didático científica e de lotação de pessoal.
No Departamento são reunidas atividades acadêmicas afins e nele estão integrados docentes e técnico administrativos para objetivos comuns. (Art. 122 do Regimento Geral da UEL).

COLEGIADO

Os Colegiados de cursos de graduação exercem a coordenação pedagógica dos cursos e serão constituídos por representantes docentes da área principal de conhecimento e da área básica e/ou complementar de conhecimento, estudantes e servidores, na forma prevista nos §2º e §3º do Art. 27 do Estatuto da Universidade. (Art. alterado através da Resolução CU 168/2007).

NÚCLEO DOCENTE ESTRUTURANTE (NDE)

O NDE institui-se como parte da estrutura de gestão acadêmica do curso com atribuições consultivas, propositivas e de assessoria, acerca de matérias de natureza acadêmica e pedagógica, sendo corresponsável pela elaboração, implementação e consolidação do Projeto Pedagógico do Curso (PPC), além de zelar pelo cumprimento das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs). Tem como objetivos:

1 – Levantar dificuldades na atuação do corpo docente do Curso;

2 – Auxiliar na elaboração e no acompanhamento do PPC;

3 – Propor programas ou outras formas de capacitação docente;

4 – Acompanhar as avaliações do Curso definidas pelo Colegiado;

5 – Analisar e propor modificações, quando necessárias;

6 – Indicar formas de incentivo ao desenvolvimento de atividades de pesquisa;

7 – Contribuir para a concretização do perfil profissional;

8 – Zelar pelo cumprimento das DCNs aplicáveis ao Curso de Arquivologia.