O Curso de Biomedicina da UEL foi idealizado para formar profissionais com capacidade de aprendizado contínuo. Essa característica é fundamental para que se adaptem às constantes mudanças na área e se tornem docentes e pesquisadores de excelência, para que possam contribuir para a formação de recursos humanos qualificados para os cursos das áreas de Saúde e Biológicas no contexto do século XXI, marcado pela globalização e informatização.
Objetivo do curso:
Formar biomédicos generalistas, aptos para atuarem como pesquisadores e docentes de ensino superior, dotados dos conhecimentos requeridos para o exercício das seguintes competências e habilidades gerais: atenção à saúde, tomada de decisões, comunicação, liderança e educação permanente.
Corpo docente altamente qualificado:
O curso conta com o suporte de diversos departamentos do Centro de Ciências Biológicas (CCB) e do Centro de Ciências Exatas (CCE). São mais de 50 professores, a maioria doutores com vasta experiência na área de ciências biomédicas e da saúde.
Compromisso com a formação de profissionais de alto nível:
O corpo docente do curso de Biomedicina da UEL está profundamente comprometido com a graduação e com a pós-graduação (Lato sensu e Stricto sensu), tanto no CCB quanto em outros centros de estudos da UEL.
Diferenciais do curso:
- Corpo docente altamente qualificado e experiente
- Abordagem interdisciplinar e atualizada
- Infraestrutura moderna e completa
- Ênfase na pesquisa e na inovação
- Ampla inserção no mercado de trabalho
Formação Prática:
Visando à formação profissional do estudante, o curso tem em sua matriz mais de 1000 horas de Estágio Curricular em inúmeras áreas para obtenção de habilitações, que são outorgadas pelo Conselho Regional e Federal de Biomedicina.
Avaliação do Curso:
O Curso de Biomedicina da UEL é periodicamente avaliado por diferentes indicadores, com resultados excelentes:
- ENADE (2013, 2016, 2019, 2023): Conceito 4
- CEA/CES/SETI-CEE/PR (2014): Conceito 4,04
- MEC (2014): Índice 4
- Ranking das Universidades (RUF-2014 e 2015): 4º e 10º melhor curso de Biomedicina do Brasil, respectivamente
- Guia do Estudante (desde 2015): 4 estrelas
Vale destacar que a boa formação do estudante não é só constatada pelos índices de avaliação, mas também pelo desempenho dos mesmos com relação à média geral na graduação e a sua posterior inserção na pós-graduação e no mercado de trabalho.
Intercâmbio:
A partir de 2012, com o início da participação dos estudantes do curso de Biomedicina da UEL no programa de intercâmbio Ciências sem Fronteiras, 11 estudantes (com média geral entre 7,603 e 8,933) foram para o exterior (Canadá, Estados Unidos, Portugal e Irlanda) e lá obtiveram GPA entre 3,56 e 3,76, esses estudantes apresentaram aproveitamento entre 87-93%. Esse conjunto de dados indicam que a formação oportunizada aos estudantes está permitindo bom desempenho tanto no Brasil quanto no exterior.
Ao escolher o curso de Biomedicina da UEL, você estará investindo em uma formação de excelência que te preparará para os desafios do futuro.