A proposta de modernização, vigente a partir de 2022, do Curso de Graduação, bacharelado em Ciências Econômicas da UEL, seu objetivo principal é atualizar o currículo vigente – implantado no ano letivo de 2010, pela Resolução CEPE/CA nº 0111/2009. Por meio de práticas pedagógicas coordenadas e integradas, procura organizar as ações administrativas, docentes e discentes com ênfase na excelência do Curso, para uma formação plena dos alunos do Curso de Ciências Econômicas.

Para obter o grau de bacharel em Ciências Econômicas, o estudante deve cumprir o total de 3.000 horas relativas ao currículo pleno proposto, incluídas as destinadas ao cumprimento das Atividades Acadêmicas de Extensão, 300 horas de AEX, de Atividades Acadêmicas Complementares, 60 horas de AAC. O curso oferta atualmente 100 vagas anuais, nos períodos matutino e noturno, no sistema crédito .

DEPARTAMENTO

O Departamento, subunidade dos Centros de Estudos, constitui-se na menor estrutura de organização administrativa, didático científica e de lotação de pessoal.
No Departamento são reunidas atividades acadêmicas afins e nele estão integrados docentes e técnico administrativos para objetivos comuns. (Art. 122 do Regimento Geral da UEL).

COLEGIADO

Os Colegiados de cursos de graduação exercem a coordenação pedagógica dos cursos e serão constituídos por representantes docentes da área principal de conhecimento e da área básica e/ou complementar de conhecimento, estudantes e servidores, na forma prevista nos §2º e §3º do Art. 27 do Estatuto da Universidade. (Art. alterado através da Resolução CU 168/2007).

NÚCLEO DOCENTE ESTRUTURANTE (NDE)

O NDE institui-se como parte da estrutura de gestão acadêmica do curso com atribuições consultivas, propositivas e de assessoria, acerca de matérias de natureza acadêmica e pedagógica, sendo corresponsável pela elaboração, implementação e consolidação do Projeto Pedagógico do Curso (PPC), além de zelar pelo cumprimento das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs). Tem como objetivos:

1 – Levantar dificuldades na atuação do corpo docente do Curso;

2 – Auxiliar na elaboração e no acompanhamento do PPC;

3 – Propor programas ou outras formas de capacitação docente;

4 – Acompanhar as avaliações do Curso definidas pelo Colegiado;

5 – Analisar e propor modificações, quando necessárias;

6 – Indicar formas de incentivo ao desenvolvimento de atividades de pesquisa;

7 – Contribuir para a concretização do perfil profissional;

8 – Zelar pelo cumprimento das DCNs aplicáveis ao Curso de Ciências Econômicas.