Data de criação e Resolução: Criação e autorização: Resolução CEPE/UEL nº 98 de 18/08/2004.

Renovação e Reconhecimento: PORTARIA no 197/2020 de 26/10/2020.

Objetivo Geral do Curso

Formar profissionais em Design Gráfico visando desenvolver a capacidade projetual analítica e sistêmica, crítica e expressiva, integrada à realidade contemporânea, respeitando as questões ambientais, sociais e humanas.

Específicos

● Sensibilizar o discente para a aplicação, em seus em projetos gráficos, de questões ambientais, sociais, humanas, econômicas, tecnológicas, estéticas e culturais;

● Desenvolver a capacidade analítica, crítica, reflexiva, técnica, criativa e expressiva proveniente das atividades de pesquisa e coordenar, sintetizar e aplicar a metodologia de projeto com características funcionais, plásticas, estéticas e simbólicas, visando à criação de produtos gráficos;

● Embasar e aplicar fundamentos teóricos e atividades práticas para atuar nas fases metodológicas do projeto de produtos gráficos; ● Analisar, sintetizar e avaliar as relações entre as necessidades humanas e os sistemas produtivos;

● Propor soluções gráficas para problemas de comunicação e informação;

● Propiciar ao discente sua integração no sistema socioeconômico e cultural da região;

● Conscientizar sobre a necessidade de transformações sociais por meio do protagonismo na sua atuação em projetos de extensão e pesquisa.

Perfil do Concluinte

O profissional do Designer Gráfico está de acordo com a DCN dos Cursos de Design, conforme RESOLUÇÃO Nº 5, DE 8 DE MARÇO DE 2004. Possui formação generalista, humanista, visão crítica e sistêmica, capacidade de utilização de tecnologias e é habilitado a desempenhar atividades de caráter técnico, científico e criativo, visando a concepção, desenvolvimento e solução de projetos de comunicação e informação visual, agregando valor, diferencial e inovação aos produtos e serviços gráficos, impressos e digitais para a melhoria da qualidade de vida.

Ao longo do Curso o designer constrói competências e habilidades para atuar nas seguintes áreas profissionais: editoração; embalagem; identidade visual corporativa e institucional; sinalização; design digital; animação e vídeo; design de superfície; aplicação gráfica em produtos; ilustração; promocional; gestão de design; brinquedos, jogos e outras.