O Trabalho de Conclusão do Curso (TCC) do curso de Design Gráfico é uma Atividade Acadêmica de Natureza Obrigatória Especial, que deve atender aos objetivos do projeto pedagógico do curso e respeitar o Regulamento de TCC, objeto de deliberação específica para o Curso.
Possui sistema de avaliação e controle de frequência definidos em regulamentos próprios da Universidade, aprovados pela Câmara de Graduação do CEPE – Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UEL. Possui calendário, manual e instrumentos de avaliação elaborados pelo(a) Coordenador(a) de TCC e aprovados, anualmente, pelo Colegiado de Curso de Design Gráfico.
O TCC possui os seguintes objetivos:
I – reunir em um projeto acadêmico final o conhecimento acumulado durante o curso, em especial aqueles referentes à metodologia científica e do Design, utilizando-se de métodos e técnicas específicas;
II – promover a busca de formas de apoio e esclarecimentos nas áreas inter-relacionadas ao projeto acadêmico final, junto a outros profissionais e áreas afins;
III – possibilitar a utilização de tecnologias atuais em processo de elaboração para o planejamento, desenvolvimento e solução dos problemas abordados no projeto acadêmico final;
IV – apontar a partir de estudo e de pesquisa a solução de problemas, contribuindo na melhoria da qualidade de vida da sociedade, notadamente aqueles relacionados aos problemas de comunicação;
V – integrar o tema do TCC aos aspectos socioeconômicos e culturais da região onde estará inserido.
O trabalho com ênfase na prática é caracterizado por trabalho de pesquisa científica e projetual. Já aqueles com ênfase na teoria, contemplam a pesquisa científica e o discente deve entregar, além da monografia, um artigo científico. O TCC envolve o desenvolvimento de um produto ou sistema de design gráfico, consistindo de coleta e análise sistemática de dados, conceituação, geração de alternativas e apresentação de memorial descritivo contendo todo o detalhamento técnico do projeto.