O Curso de Direito da Universidade Estadual de Londrina está entre os melhores do Brasil. O quadro docente é constituído de professores qualificados, sendo que grande parte titulada ou em fase de titulação. Atualmente, oferece 240 vagas, distribuídas no período matutino, vespertino e noturno.
No Exame Nacional de Cursos figura no rol dos melhores classificados, obtendo conceito “A” em todas as avaliações realizadas pelo MEC. Desde a primeira edição, em 2001, o Curso foi premiado com o selo “OAB – RECOMENDA” – emitido pela Ordem dos Advogados do Brasi! em razão de seus altos índices de aprovação no ENADE e no Exame de Ordem para habilitação como advogado.
O Curso de Direito possui um acervo bibliográfico específico. Na Biblioteca Central se acham alocadas grande parte das obras jurídicas, constituída de mais de 11.500 livros, superando 4.900 títulos, e de aproximadamente 22.200 fascículos, com cerca de 167 títulos, a disposição dos interessados para consultas e empréstimos. Na Biblioteca do Escritório de Aplicação de Assuntos Jurídicos estão um número superior a 3.542 livros e periódicos.
História
O Curso de Direito foi criado originalmente sob a denominação de Faculdade Estadual de Direito de Londrina, em 04 de junho de 1956 (Decreto Estadual n° 2.781). As suas atividades foram autorizadas em 07 de março de 1958 (Decreto Federal n° 43.309). A entidade que congrega os estudantes recebeu a denominação de Centro Acadêmico Sete de Março -CASM em homenagem a essa data. O reconhecimento da Faculdade aconteceu através do Decreto Federal n° 49.064, de 06 de outubro de 1960.
Dos bancos escolares da antiga Faculdade de Direito e do atual Curso de Direito da UEL saíram, nestas décadas de formaturas várias centenas de bacharéis, que se tornaram expoentes e brilhantes, intelectuais de grande sucesso nas suas áreas profissionais de atuação, como advogados, juízes estaduais nas várias unidades da federação, juízes federais, juízes do trabalho, juízes classistas, juízes dos tribunais, desembargadores, promotores de justiça, procuradores estaduais e federais, advogados públicos, docentes, delegados de polícia estaduais e federais dentre outras áreas do mundo jurídico.
Departamentos
Na estrutura do Curso de Direito constam dois Departamentos: o de Direito Privado (PRI) e o de Direito Público (PUB). Ambos são subunidades da Universidade, ligados ao Centro de Estudos Sociais Aplicados, com fins didático científicos, e regidos pelas normas contidas no Estatuto e no Regimento Geral da Universidade Estadual de Londrina. Cada um dos Departamentos é constituído pela totalidade de seus docentes e da representação estudantil. Além desses dois Departamentos, o Curso de Direito conta ainda com o Escritório de Aplicação de Assuntos Jurídicos (EAAJ) e de docentes dos Departamentos de Filosofia, Economia e de Ciências Sociais.
Os Departamentos atuam não só no ensino da graduação, como também na pós-graduação, por meio do Mestrado de Direito, que tem, no entanto coordenação própria. Os cursos de Especialização “Lato sensu” vinculam-se aos departamentos (PUB ou PRI) e, assim como o curso de Mestreado, contam tanto com professores da casa como com convidados.
Aos Departamentos, congregando professores e pesquisadores ao mesmo fim comum, estão ligadas todas as atividades pertinentes à pesquisa, ao ensino e à extensão.