O curso de Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina (UEL) foi criado em 26 de outubro de 1971 pela Resolução nº 53 e foi implantado em 18 de fevereiro de 1972. O Curso é reconhecido pelo Decreto Federal n.º 78.520, de 30/09/76.
Tem como objetivo formar enfermeiro(a) generalista, humanista, crítico e reflexivo, com responsabilidade social, tendo como princípio norteador a defesa da vida, saúde como direito e o alívio do sofrimento na terminalidade.
O curso é composto por 26 módulos, distribuídos ao longo de cinco anos (dez semestres), é oferecido em período integral (nos períodos matutino e vespertino) de 2ª a 6ª feira e são selecionados 60 estudantes anualmente e a partir do ano letivo de 2023, para avaliação dos estudantes, foi implantado o Sistema Tradicional com avaliação formativa e somativa com notas de zero (0,0) a dez (10,0).
É formado por docentes do Departamento de Enfermagem, Departamento de Saúde Coletiva, ambos do Centro de Ciências da Saúde. Além dos Departamentos dos Centros de Ciências Humanas, Biológicas e Exatas que constituem o ciclo básico, localizados no Campus Universitário.
O Colegiado de Enfermagem é responsável pelo gerenciamento acadêmico administrativo do Curso. Tem a composição dos seus membros descrita na Deliberação da Câmara de Graduação nº 003/2022, de 19 de abril de 2022, na qual estão listados as áreas, departamentos e representações docentes e discentes.
Perfil do concluinte do curso de Enfermagem
O curso de Enfermagem possibilita que o egresso desenvolva raciocínio crítico e reflexivo sobre o processo saúde-doença, e também a formação para desenvolver o raciocínio clínico, epidemiológico e investigativo, para atuar nas áreas de assistência, gerência, educação e pesquisa, contribuindo efetivamente para a transformação da realidade.