O Curso de Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina (UEL) foi criado em 26 de outubro de 1971 pela Resolução nº 53 e foi implantado em 18 de fevereiro de 1972. O Curso é reconhecido pelo Decreto Federal n.º 78.520, de 30/09/76. Tem como objetivo formar enfermeiro(a) generalista, com responsabilidade social, para desenvolver e qualificar ações de cuidado e a compreensão das relações de trabalho em saúde e na sociedade, garantindo ao estudante o equilíbrio entre o desenvolvimento das competências técnicas, científicas e humanísticas.

O Projeto Pedagógico do Curso de Enfermagem da UEL está fundamentado nas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem, e desde a implantação do curso o projeto pedagógico passou por várias reformas curriculares visando melhorar a qualidade do ensino e garantir formação de profissionais para atuarem em diversas áreas da saúde. Em 2000 foi implantado o Currículo integrado, o qual dá-se de forma a reunir conhecimentos a partir de uma ideia central com abordagem interdisciplinar.

Para desenvolvimento do Currículo Integrado no curso de Enfermagem, foi adotado o princípio do currículo em espiral, importante avanço da proposta curricular que propõe a organização do curso partindo do geral para o específico, em níveis de crescente complexidade e em sucessivas aproximações conforme ilustrado na figura ao lado:

DEPARTAMENTO

O Departamento, subunidade dos Centros de Estudos, constitui-se na menor estrutura de organização administrativa, didático científica e de lotação de pessoal.
No Departamento são reunidas atividades acadêmicas afins e nele estão integrados docentes e técnico administrativos para objetivos comuns. (Art. 122 do Regimento Geral da UEL).

COLEGIADO

Os Colegiados de cursos de graduação exercem a coordenação pedagógica dos cursos e serão constituídos por representantes docentes da área principal de conhecimento e da área básica e/ou complementar de conhecimento, estudantes e servidores, na forma prevista nos §2º e §3º do Art. 27 do Estatuto da Universidade. (Art. alterado através da Resolução CU 168/2007).

NÚCLEO DOCENTE ESTRUTURANTE (NDE)

O NDE institui-se como parte da estrutura de gestão acadêmica do curso com atribuições consultivas, propositivas e de assessoria, acerca de matérias de natureza acadêmica e pedagógica, sendo corresponsável pela elaboração, implementação e consolidação do Projeto Pedagógico do Curso (PPC), além de zelar pelo cumprimento das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs). Tem como objetivos:

1 – Levantar dificuldades na atuação do corpo docente do Curso;

2 – Auxiliar na elaboração e no acompanhamento do PPC;

3 – Propor programas ou outras formas de capacitação docente;

4 – Acompanhar as avaliações do Curso definidas pelo Colegiado;

5 – Analisar e propor modificações, quando necessárias;

6 – Indicar formas de incentivo ao desenvolvimento de atividades de pesquisa;

7 – Contribuir para a concretização do perfil profissional;

8 – Zelar pelo cumprimento das DCNs aplicáveis ao Curso de Enfermagem.