O Estágio Curricular Obrigatório, também chamado de Internato, foi implantado em 1996, atende as Diretrizes Curriculares Nacionais estabelecidas pelo Conselho Nacional de Educação e o Projeto Pedagógico Curricular estabelecido para o Curso de Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina (UEL).
O Estágio Curricular Obrigatório/Internato do Curso de Enfermagem é caracterizado como um conjunto de experiências de aprendizagem em situações reais da vida profissional, realizado na última série do curso, em hospitais secundários e terciários e nas unidades básicas de saúde. Compreende 20% (vinte por cento) da carga horária total do Curso e deverá ser desenvolvido parcialmente no turno do curso.
É considerada uma experiência pré-profissional indispensável no Curso de Enfermagem da UEL, permitindo ao estudante vivenciar a realidade dos serviços de saúde, uma vez que participa dos processos de trabalho na área Hospitalar e de Saúde Coletiva além de tornarem-se conhecidos pelas instituições empregadoras, futuro mercado de trabalho para os enfermeiros.