Resolução 100(25/05/1972) que criou o curso de Filosofia. Decreto Estadual no4.496 de 17/06/98 que reconheceu o Curso de Filosofia.

Renovação de reconhecimento: Primeira renovação: Decreto Estadual nº 6485 de 15/03/2010.

Segunda renovação: Decreto Estadual nº 808 de 19/03/2015.

Terceira renovação: Decreto Estadual nº 0679 de 27/02/2019

Quarta renovação: Portaria Estadual nº 144 de 10/11/2022 (validade 14/03/2027).

O curso de Graduação em Filosofia – Habilitação em Licenciatura- assenta suas raízes históricas na antiga Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Londrina (FAFILO), criada em 1956 e que fazia parte das cinco faculdades isoladas cuja união resultou na Universidade Estadual de Londrina.

Com o advento do Decreto Federal 69.234/71, que reconheceu a Universidade, pôde o curso de filosofia ter seu início, o que se deu no final de fevereiro de 1.972. No ano de 1.976, inserido no âmbito dos acontecimentos e debates de ordem política que marcaram a década de 1.970, o Curso de Graduação em Filosofia deixou de receber matrículas, passando a ser considerado desativado. Nos outros cursos da Universidade, todavia, continuava constando das grades curriculares a disciplina de “Introdução à Filosofia”.

Iniciou-se, então, por parte dos docentes, o trabalho para a reativação do Curso de Graduação em Filosofia da Universidade, o que envolveu discussões e debates a respeito dos mecanismos possíveis para a criação de um Departamento próprio, pois os docentes de Filosofia estavam vinculados ao Departamento de História. Como resultado, a década de 1.980 presenciou o estabelecimento de um Departamento de Filosofia separado daquele da História.

Na sequência, em janeiro de 1.993, ocorreu o primeiro vestibular dessa nova fase, e o início das atividades letivas deu-se em fevereiro do mesmo ano. Estava reativado, em sua plenitude, o Curso de Graduação em Filosofia da UEL, que no ano de 2023 celebrou seus 30 anos de história de excelência na formação de profissionais, destacando-se como um dos melhores cursos do Brasil, com conceito máximo atribuído pela avaliação do Enade e considerado 5 estrelas pelo Guia do Estadão.

Perfil do Concluinte: O estudante concluinte do curso de Filosofia, na habilitação em Licenciatura, deverá fornecer uma contribuição ao ensino de filosofia na Educação Básica a partir, sobretudo, de seu comprometimento com as atividades crítica e reflexiva da filosofia e da sua capacidade de se compreender como formador de problemas e conceitos filosóficos, assim como enquanto mediador do estímulo do aluno da Educação Básica para o engendramento do pensar filosófico enquanto tal como condição fundamental para a constituição de um pensamento autônomo e de uma cidadania plena. O licenciado em Filosofia deverá demonstrar sólido conhecimento tanto da história quanto dos problemas fundamentais da filosofia e, mais importante, das técnicas de análise de textos e de argumentação. Deste modo, terá condições de se inserir em discussões referentes a diversas áreas do conhecimento, bem como a diferentes espectros da realidade, auxiliando a construção de explicações e de mecanismos explicativos, e o estímulo à capacidade de propor problemas e formar conceitos filosóficos.