O curso de Graduação em Filosofia – Habilitação em Licenciatura- assenta suas raízes históricas na antiga Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Londrina (FAFILO), criada em 1956 e que fazia parte do conjunto de cinco faculdades isoladas cuja união resultou na Universidade Estadual de Londrina criada pelo Decreto Federal 69.234/71. Assim, pôde o curso de filosofia ter seu início no final de fevereiro de 1.972.
Porém, no ano de 1.976, inserido no âmbito dos acontecimentos e debates de ordem política que marcaram a década de 1.970, o Curso de Graduação em Filosofia deixou de receber matrículas, passando a ser considerado desativado. Somente entre os anos de 1.990 e 1.991 fixaram-se os conteúdos e duração mínimos do curso de Filosofia, por via da Resolução 2025/92 da UEL, emitida em 24 de Junho de 1.992 , fato este que levou à sua reativação.
O Curso de Licenciatura em Filosofia da UEL, que hoje se encontra consolidado em seus 30 anos de história, proporcionando uma sólida formação inicial voltada para a docência e para a pesquisa na área de Filosofia, tem o conceito 5, valor máximo do Enade, também reconhecido como um curso 5 estrelas pelo Guia das Faculdades do Estadão.
O Projeto Pedagógico do Curso de Filosofia foi reformulado recentemente para atender às Diretrizes Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica (Resolução CNE 02/2019). A carga-horária total do curso é de 3200 horas para serem integralizadas no mínimo em 8 semestres e as atividades acadêmicas foram distribuídas em três grupos, sendo que cada um obedece a um mínimo de carga-horária que está determinada na resolução supracitada, a saber:
- Grupo I – 800 horas de conhecimentos científicos, educacionais e pedagógicos que fundamentam a educação e suas articulações conforme as competências e habilidades estabelecidas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que devem ser cursadas a partir do primeiro ano;
- Grupo II – 1.600 horas para aprendizagem dos conhecimentos específicos da área, componentes, unidades temáticas e objetos de conhecimento da BNCC com as correspondentes competências e habilidades, e para o domínio pedagógico desses conteúdos, que devem ser cursadas a partir do segundo ano;
O estudante concluinte do curso de Filosofia, na habilitação em Licenciatura, deverá fornecer uma contribuição ao ensino de filosofia na Educação Básica a partir, sobretudo, de seu comprometimento com as atividades crítica e reflexiva da filosofia e da sua capacidade de se compreender como formador de problemas e conceitos filosóficos, assim como enquanto mediador do estímulo do aluno da Educação Básica para o engendramento do pensar filosófico enquanto tal como condição fundamental para a constituição de um pensamento autônomo e de uma cidadania plena.
O licenciado em Filosofia deverá demonstrar sólido conhecimento tanto da história quanto dos problemas fundamentais da filosofia e, mais importante, das técnicas de análise de textos e de argumentação. Deste modo, o licenciado em Filosofia terá condições de se inserir em discussões referentes a diversas áreas do conhecimento, bem como a diferentes espectros da realidade, auxiliando a construção de explicações e de mecanismos explicativos, e o estímulo à capacidade de propor problemas e formar conceitos filosóficos.
DEPARTAMENTO
O Departamento, subunidade dos Centros de Estudos, constitui-se na menor estrutura de organização administrativa, didático científica e de lotação de pessoal.
No Departamento são reunidas atividades acadêmicas afins e nele estão integrados docentes e técnico administrativos para objetivos comuns. (Art. 122 do Regimento Geral da UEL).
COLEGIADO
Os Colegiados de cursos de graduação exercem a coordenação pedagógica dos cursos e serão constituídos por representantes docentes da área principal de conhecimento e da área básica e/ou complementar de conhecimento, estudantes e servidores, na forma prevista nos §2º e §3º do Art. 27 do Estatuto da Universidade. (Art. alterado através da Resolução CU 168/2007).
NÚCLEO DOCENTE ESTRUTURANTE (NDE)
O NDE institui-se como parte da estrutura de gestão acadêmica do curso com atribuições consultivas, propositivas e de assessoria, acerca de matérias de natureza acadêmica e pedagógica, sendo corresponsável pela elaboração, implementação e consolidação do Projeto Pedagógico do Curso (PPC), além de zelar pelo cumprimento das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs). Tem como objetivos:
1 – Levantar dificuldades na atuação do corpo docente do Curso;
2 – Auxiliar na elaboração e no acompanhamento do PPC;
3 – Propor programas ou outras formas de capacitação docente;
4 – Acompanhar as avaliações do Curso definidas pelo Colegiado;
5 – Analisar e propor modificações, quando necessárias;
6 – Indicar formas de incentivo ao desenvolvimento de atividades de pesquisa;
7 – Contribuir para a concretização do perfil profissional;
8 – Zelar pelo cumprimento das DCNs aplicáveis ao Curso de Filosofia.