O Curso de Graduação em Fisioterapia da Universidade Estadual de Londrina (UEL) é um dos seis cursos do Centro de Ciências da Saúde (CCS) e está vinculado ao Departamento de Fisioterapia. Foi o primeiro curso de Fisioterapia no Estado do Paraná e do segundo do Sul do Brasil. As atividades foram iniciadas no segundo semestre de 1979.

Objetivo

Formar Fisioterapeutas de alto nível de excelência técnico-científica e com visão integral dos problemas de sua área, no processo saúde/doença e no estado de saúde da população, capazes de atuar em todos os níveis de atenção à saúde, em consonância com os aspectos sociais, filosóficos, políticos, econômicos e culturais, com postura ética, crítica e reflexiva.

Perfil do egresso

O fisioterapeuta formado na UEL tem o movimento humano como objeto de estudo e atuação. Com formação generalista e humanista, este fisioterapeuta deve apresentar capacidade crítica e reflexiva para atuação autónoma em todos os níveis de atenção à saúde, de forma individual e coletiva, com capacidade de elaboração do diagnóstico cinesiológico funcional, de preservação e restauração da integridade de órgãos, sistemas e funções.

Esse profissional elege e executa procedimentos fisioterapêuticos pertinentes a cada situação, com avaliações e condutas fundamentadas em rigor técnico/científico, de forma eficiente e resolutiva, respeito aos princípios éticos e bioéticos inerentes ao exercício profissional, no contexto social e cultural dos indivíduos e coletividade.

Campos de Atuação
O Fisioterapeuta atua em instituições públicas, filantrópicas e privadas (hospitais, escolas, unidades básicas de saúde, clínicas, empresas, associações, clubes). A profissão é regulamentada pelo Decreto Federal n.º 938, de 13/10/69.