Formar profissionais com habilidades, conhecimentos e atitudes necessárias para analisar criticamente a realidade social e intervir nas manifestações culturais do movimento humano, no contexto escolar e não escolar considerando a diversidade cultural brasileira, acessibilidade, educação ambiental, direitos humanos e grupos especiais.

Objetivos específicos para formação em Bacharelado:

O perfil do egresso da formação específica Bacharelado, foi idealizado a formação de um profissional generalista, humanista, ético e crítico, que pudesse ser qualificador de uma intervenção fundamentada nos diversos campos de atuação fora do contexto escolar.

A formação específica está inserida na área do lazer, esporte e saúde.

Demonstrar a necessidade da formação continuada, necessários à sua atuação, elaboração e desenvolvimento de produtos e processos tecnológicos.

Desenvolver e aplicar diferentes técnicas, instrumentos, equipamentos, procedimentos e metodologias para a produção e a intervenção nos campos da prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, formação cultural, educação e reeducação motora, rendimento físico-esportivo, lazer, gestão de empreendimentos relacionados às atividades físicas, recreativas e esportivas;

Objetivos específicos para formação em Licenciatura:

O perfil do egresso da formação específica Licenciatura, foi idealizado a formação de um profissional docente crítico, com perspectivas emancipatórias, e vinculado à área das Ciências Humanas, mais especificamente no campo da Educação, amparado pela intenção de edificação de uma prática pedagógica autônoma e crítica que objetiva a emancipação humana.

Apropriar e produzir conhecimentos necessários à ação docente e à transposição na prática pedagógica da Educação Física, demonstrar um conjunto de competências específicas para o planejamento, direção, orientação e avaliação das ações na docência.

Reconhecer que a construção das práticas sociais de que trata o ensino da Educação Física acontece na dinâmica social e histórica problematizando suas estruturas e produzindo alternativas de transformação.

Demonstrar a necessidade da formação continuada, atualizando os saberes necessários à sua atuação docente.