Resolução CEPE/CA 009/2022 – Reformula o Projeto Pedagógico do Curso de Educação Física, a ser implantado a partir do ano letivo de 2023. Atual Data de criação – 09/03/2022 – implantado em Agosto de 2023 Resolução CEPE/CA – No 009/2022

Atual Data de criação – 09/03/2022 – implantado em Agosto de 2023 Resolução CEPE/CA – No 009/2022 Objetivo Geral Formar profissionais com habilidades, conhecimentos e atitudes necessárias para analisar criticamente a realidade social e intervir nas manifestações culturais do movimento humano, no contexto escolar e não escolar considerando a diversidade cultural brasileira, acessibilidade, educação ambiental, direitos humanos e grupos especiais.

O Projeto Pedagógico é o mesmo para Bacharelado e para Licenciatura em Educação Física.

É importante ressaltar que o Centro de Educação Física e Esporte (CEFE), por meio dos seus Departamentos, está propondo a reestruturação do Projeto Pedagógico Curricular para o Curso de Educação Física.

Conscientes de seu papel na sociedade e buscando aprimorar seus cursos, o CEFE, por meio dos Departamentos de Ciências do Esporte, Educação Física e Estudos do Movimento Humano, vêm realizando de forma sequencial algumas ações de avaliação de seus cursos, bacharelado e licenciatura, no sentido de aprimoramento permanente.

Podendo-se destacar Fóruns, reuniões, Encontros, Congressos, entre outros que sempre envolveu docentes, discentes, colegiadas, Núcleos Docente Estruturante (NDE) dos dois cursos e egressos. Tais oportunidades levaram à reflexão para o autoconhecimento, a criação de uma cultura de avaliação contínua, oferecendo com isso a possibilidade de diagnóstico da realidade institucional e a definição das ações a serem desenvolvidas em busca da qualidade e excelência no ensino.

Somente uma organização comprometida com a qualidade se dispõe a avaliar sua estrutura e expor seus resultados para uma discussão ampla com todos os participantes do processo.

Além disso, o sistema de avaliação em sua totalidade conduz à definição do estilo de gestão acadêmica e administrativa, ao mesmo tempo em que promove a corresponsabilidade na tomada de decisões e na utilização de recursos materiais e humanos. O sistema de avaliação não é, portanto, apenas relatório de avaliação, mas um programa que, necessariamente, envolve a comunidade escolar neste processo de reflexão e de definição das ações.

Isto significa que, além da produção dos dados, a avaliação exige a discussão nos diversos níveis da estrutura institucional, integrando-a e tornando-a consciente de seu papel para otimização dos resultados de toda organização. Os resultados conduzem ainda ao questionamento e melhoria dos próprios cursos.

Neste sentido, os cursos de Educação Física bacharelado e de licenciatura, ao analisarem a estrutura curricular, o perfil desejado de ingresso e a inserção de seus egressos, passaram por algumas reformulações e adequações curriculares de seus projetos pedagógicos ao longo do seu período de existência.

Tais mudanças buscaram aparar eventuais desvios, além de melhorar a qualidade do ensino oferecido aos alunos, sempre atento às inovações na área e às exigências do mercado de trabalho.

DEPARTAMENTO

O Departamento, subunidade dos Centros de Estudos, constitui-se na menor estrutura de organização administrativa, didático científica e de lotação de pessoal.
No Departamento são reunidas atividades acadêmicas afins e nele estão integrados docentes e técnico administrativos para objetivos comuns. (Art. 122 do Regimento Geral da UEL).

COLEGIADO

Os Colegiados de cursos de graduação exercem a coordenação pedagógica dos cursos e serão constituídos por representantes docentes da área principal de conhecimento e da área básica e/ou complementar de conhecimento, estudantes e servidores, na forma prevista nos §2º e §3º do Art. 27 do Estatuto da Universidade. (Art. alterado através da Resolução CU 168/2007).

NÚCLEO DOCENTE ESTRUTURANTE (NDE)

O NDE institui-se como parte da estrutura de gestão acadêmica do curso com atribuições consultivas, propositivas e de assessoria, acerca de matérias de natureza acadêmica e pedagógica, sendo corresponsável pela elaboração, implementação e consolidação do Projeto Pedagógico do Curso (PPC), além de zelar pelo cumprimento das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs). Tem como objetivos:

1 – Levantar dificuldades na atuação do corpo docente do Curso;

2 – Auxiliar na elaboração e no acompanhamento do PPC;

3 – Propor programas ou outras formas de capacitação docente;

4 – Acompanhar as avaliações do Curso definidas pelo Colegiado;

5 – Analisar e propor modificações, quando necessárias;

6 – Indicar formas de incentivo ao desenvolvimento de atividades de pesquisa;

7 – Contribuir para a concretização do perfil profissional;

8 – Zelar pelo cumprimento das DCNs aplicáveis ao Curso de Educação Física.