Os objetivos de ensino-aprendizagem do Curso de Graduação em Engenharia Civil da UEL são propostos por meios dos chamados eixos de conhecimento:

I) eixo básico;

II) eixo profissionalizante;

III) eixo específico.

No eixo básico são apresentados os conteúdos das áreas de matemática, física e química que estão relacionados com a engenharia; bem como os conhecimentos de geologia e topografia que serão aplicados em atividades específicas e, por fim os conhecimentos humanísticos e sociais.

No eixo profissionalizante tem-se os conhecimentos referentes as áreas específicas da engenharia, tais como: projeto em geral e materiais e meio ambiente. Nesta etapa do processo de ensino-aprendizagem é feita a conexão com os conhecimentos já apresentados no ciclo básico. Além disso, dar-se ao estudante um maior protagonismo no processo de ensino-aprendizagem, pois passam a ser desenvolvidos uma série de trabalhos específicos, que partem da identificação de problemas e demandas, que irão nortear a concepção de projetos de engenharia.

No eixo específico são apresentados os processos de ensino-aprendizagem por meio da elaboração de projetos específicos de engenharia, com ênfase na compatibilização e adequação inter projetos. Ainda neste eixo são apresentados os processos de gestão de projetos, gestão de empreendimentos e de empresa de engenharia civil. É nessa etapa, que se iniciam os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) e o Estágio Curricular Obrigatório.

Abaixo segue o Projeto Novo da Matriz Curricular: