Inovações

Nos últimos anos, inúmeras demandas foram sendo criadas, interna e externamente, para que o curso de Farmácia da UEL fosse reestruturado, de maneira que o percurso formativo possa capacitar o profissional farmacêutico formado pela UEL a atuar plenamente na assistência à saúde, de forma integrada a outros profissionais, dentro de um contexto social amplo, humanista, ético, autônomo, além de científico e tecnológico.

No novo Projeto pedagógico, instituído em 2022 pela Resolução CEPE/CA nº 04/2022, o processo de ensino-aprendizagem do curso de graduação em Farmácia é focado em estratégias pedagógicas de ensino cuja abordagem é centrada no estudante, para que ele desenvolva habilidades para atuar como promotor da sua própria ação educativa. Para tal, disciplinas independentes foram agrupadas em módulos para facilitar uma abordagem multi e interdisciplinar.

O curso tem como eixo central a “Atenção à Saúde do Ser Humano” e está dividido em 3 ciclos, sendo estes: i) básico; ii) intermediário e iii) profissionalizante. Os ciclos se organizam de maneira sobreposta durante o decorrer do curso, pontuando assim a integração entre os conteúdos e disciplinas, sendo este um dos objetivos principais da reformulação.

No ciclo básico estão as disciplinas iniciais do curso que fornecem aos académicos conteúdos para  formação dos conhecimentos cognitivos e procedimentais elementares. Este ciclo se inicia na  primeira série e se estende até a terceira série. Algumas disciplinas elementares foram inseridas, sendo elas: Leitura e Produção de Textos Acadêmicos, Elementos de Matemática, Elementos de Bioestatística e Química Geral. Estas inserções têm como objetivo sanar as dificuldades que os estudantes apresentam em compreender e assimilar conteúdos mais complexos apresentados no decorrer do curso.

As disciplinas Anatomia e Histologia estão agrupadas para formar o módulo Morfologia dos Sistemas, e as disciplinas anteriores de Fisiologia e Bioquímica l formam o módulo Funções Biológicas l, que também recebe inserção de assuntos advindos da Hematologia. No mesmo contexto, o módulo Funções Biológicas II agrupa outros conteúdos de Fisiologia e Hematologia. Outras disciplinas também foram agrupadas em forma de módulos.

Neste primeiro ciclo também foram desmembradas as atividades práticas das disciplinas de química passando a existir as disciplinas de Química Analítica Experimental, Química Orgânica Experimental e Análise Instrumental Experimental.

No ciclo intermediário estão disciplinas e módulos que utilizam os conceitos adquiridos no ciclo básico e que fornecem também informações para o ciclo profissionalizante. Este ciclo tem início na segunda série (terceiro semestre) do curso, com a disciplina Introdução à Farmacobotânica, e continua até a quarta série (oitavo semestre) com a disciplina Farmacologia IV. Interessante destacar que a disciplina Farmacologia, antes ministrada em Farmacologia l e II, no quarto e quintos semestres respectivamente, agora se estende do quarto ao oitavo semestre  acompanhando as disciplinas e módulos profissionalizantes.

O último ciclo do curso é o profissionalizante que se inicia na terceira série (quinto semestre) com as disciplinas: Farmacotécnica Magistral e Cosmética, Farmacognosia, Alimentos e Saúde, Farmacoepidemiologia e Segurança do Paciente e os módulos: Fisiopatologia e Farmacoterapia das Alterações Metabólicas e Eritrocitárias, Procedimentos e Habilidades Clínicas em Saúde l e Técnicas Laboratoriais em Saúde l e estende-se até a quarta série (oitavo semestre) quando são finalizadas todas as disciplinas e módulos para que sejam iniciados os últimos estágios.

Ainda, com objetivo de cumprir a creditação das atividades de extensão universitária, determinadas pela resolução MEC/CNE/CES de 2018, está reservado 10% da carga horária total do curso, sendo que do 1o ao 3o ano, foram protegidos horários para que os alunos participem de projetos e atividades de extensionistas. De acordo com o Ministério da Educação, as extensões universitárias são ações junto à comunidade que articulam conhecimentos científicos adquiridos por meio de ensino e da pesquisa nas universidades com as necessidades da comunidade, interagindo e transformando a realidade social.

O curso também sofreu adequações acerca das novas exigências que não eram adequadamente contempladas no currículo anterior, tais como Educação Ambiental, Direitos Humanos, Libras e Educação das Relações Étnico-Raciais.

Para finalizar, no projeto pedagógico atual não é necessário o trabalho de conclusão de curso.

Desta foram, o curso tem 5129 horas de duração, das quais 3504 horas são disciplinas obrigatórias, 1026 horas referentes a estágios, 50 horas de horas de atividades acadêmicas complementares e 513 horas de atividades de extensão à comunidade.

Histórico

A mais recente reformulação o Projeto Pedagógico do Curso de Farmácia foi feita pela Resolução CEPE/CA nº 04/2022, cuja implantação teve início no ano letivo de 2022.

No período compreendido entre 1974 e 2004, o curso passou por reformas que alteraram a matriz curricular, o sistema acadêmico (seriado e crédito), bem como sua duração e a carga horária, acompanhando as proposições institucionais e nacionais para a formação do profissional farmacêutico.

A reformulação do curso de Farmácia da UEL em 2005 (Resolução CEPE 35/2005) introduziu uma grande mudança na sua estrutura curricular, em especial no seu percurso formativo, a qual resultou na formação generalista do Farmacêutico graduado pela UEL. Alguns pontos foram se mostrando
frágeis no currículo ao longo dos anos, que se traduziram na necessidade de diversas adequações e que culminaram nesta reformulação.

Desde 2005, ao longo dos anos, o Colegiada de Farmácia organizou diversos momentos de reflexão e avaliação do currículo vigente, além das questões pedagógicas e organizacionais referentes ao curso. Os fóruns e encontros tiveram como objetivo a avaliação e a proposição de estratégias de melhorias no curso, assim como alterações curriculares que sanariam as fragilidades apontadas.

Em 2014, as discussões para a proposição de um novo currículo para o curso de Farmácia da DEL se entrelaçaram com aquelas direcionadas na construção da Diretrizes Curriculares Nacionais que seriam publicadas a seguir, em 2017. Neste contexto, as discussões passaram a permear a necessidade de serem saneadas as dificuldades e limitações existentes no currículo vigente, assim como serem inseridas proposições e adequações às regulamentações inerentes à nova legislação e aos requisitos de formação para que fossem atendidas as necessidades e demandas do mundo do trabalho.

DEPARTAMENTO

O Departamento, subunidade dos Centros de Estudos, constitui-se na menor estrutura de organização administrativa, didático científica e de lotação de pessoal.
No Departamento são reunidas atividades acadêmicas afins e nele estão integrados docentes e técnico administrativos para objetivos comuns. (Art. 122 do Regimento Geral da UEL).

COLEGIADO

Os Colegiados de cursos de graduação exercem a coordenação pedagógica dos cursos e serão constituídos por representantes docentes da área principal de conhecimento e da área básica e/ou complementar de conhecimento, estudantes e servidores, na forma prevista nos §2º e §3º do Art. 27 do Estatuto da Universidade. (Art. alterado através da Resolução CU 168/2007).

NÚCLEO DOCENTE ESTRUTURANTE (NDE)

O NDE institui-se como parte da estrutura de gestão acadêmica do curso com atribuições consultivas, propositivas e de assessoria, acerca de matérias de natureza acadêmica e pedagógica, sendo corresponsável pela elaboração, implementação e consolidação do Projeto Pedagógico do Curso (PPC), além de zelar pelo cumprimento das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs). Tem como objetivos:

1 – Levantar dificuldades na atuação do corpo docente do Curso;

2 – Auxiliar na elaboração e no acompanhamento do PPC;

3 – Propor programas ou outras formas de capacitação docente;

4 – Acompanhar as avaliações do Curso definidas pelo Colegiado;

5 – Analisar e propor modificações, quando necessárias;

6 – Indicar formas de incentivo ao desenvolvimento de atividades de pesquisa;

7 – Contribuir para a concretização do perfil profissional;

8 – Zelar pelo cumprimento das DCNs aplicáveis ao Curso de Farmácia.