A última renovação do reconhecimento do curso de Bacharelado em Geografia se deu 05/10/2016 e foi oficializada pelo Decreto Estadual n.° 5217/16, baseado no parecer n.° 70/2016 da Câmara de Educação Superior (CÊS) que integra o Conselho Estadual de Educação (CEE).
Além desses decretos e parecer, que permitem inferir um pouco da história do curso, há um conjunto de legislações federais e estaduais que estabelecem as diretrizes e parâmetros nos quais se assenta este Projeto Pedagógico de Curso (PPC).
A atuação profissional do Geógrafo é regulamentada pela Lei n.° 6.664, de 26.06.79, Decreto n.° 85.138/80 e Lei n.0 7.399, de 04/041985.
No tocante a estrutura curricular, destacam-se os pareceres n.0 492 de 4/7/2001 e n.° 1363 de 12/12/2001 elaborados pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) e de sua Câmara de Ensino Superior (CES) que discute as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Geografia, do qual resultou a Resolução n.º 14 de 13/3/2002, elaborada pelos mesmos órgãos, e que estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para cursos de Geografia.
Há ainda a Resolução CNE/CES n.º 02 de 18/07/2007 que define a carga horária mínima dos cursos de bacharelado (2.400h). Constituem também bases normativas do presente PPC do curso de Bacharelado em Geografia da UEL.
A Lei Federal n.º 9394/96 conhecida como Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), a Resolução n.º 01 de 30/05/2012 do CNE, que trata das Diretrizes Nacionais para Educação em Direitos Humanos, a Deliberação n.º 04/13 do Conselho Estadual de Educação do Paraná, aprovada em 12/11/2013, que trata das normas estaduais para Educação Ambiental no Sistema Estadual de Ensino.
A regulamentação da Creditação Curricular das Atividades Extensionistas por meio da Resolução CEPE/CA n0 039/2021. O Parecer CEE/CES nº 70/2021 que trata da Área Básica de Ingresso, para cursos que ofertam as modalidades de Licenciatura e de Bacharelado.
Este PPC foi aprovado em reunião de colegiada do curso de Geografia no dia 07/02/2022; no conselho de departamento de Geociências no dia 07/02/2022; no conselho de centro do Centro de Ciências Exatas no dia 10/02/2022.
O presente Projeto Pedagógico do Curso de Bacharelado em Geografia, apresenta a estrutura básica do curso, contemplando informações que abrangem desde sua contextualização nacional, regional e local e o atendimento às demandas sociais, até questões relativas à sua gestão acadêmica e a auto avaliação do curso.
DEPARTAMENTO
O Departamento, subunidade dos Centros de Estudos, constitui-se na menor estrutura de organização administrativa, didático científica e de lotação de pessoal.
No Departamento são reunidas atividades acadêmicas afins e nele estão integrados docentes e técnico administrativos para objetivos comuns. (Art. 122 do Regimento Geral da UEL).
COLEGIADO
Os Colegiados de cursos de graduação exercem a coordenação pedagógica dos cursos e serão constituídos por representantes docentes da área principal de conhecimento e da área básica e/ou complementar de conhecimento, estudantes e servidores, na forma prevista nos §2º e §3º do Art. 27 do Estatuto da Universidade. (Art. alterado através da Resolução CU 168/2007).
NÚCLEO DOCENTE ESTRUTURANTE (NDE)
O NDE institui-se como parte da estrutura de gestão acadêmica do curso com atribuições consultivas, propositivas e de assessoria, acerca de matérias de natureza acadêmica e pedagógica, sendo corresponsável pela elaboração, implementação e consolidação do Projeto Pedagógico do Curso (PPC), além de zelar pelo cumprimento das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs). Tem como objetivos:
1 – Levantar dificuldades na atuação do corpo docente do Curso;
2 – Auxiliar na elaboração e no acompanhamento do PPC;
3 – Propor programas ou outras formas de capacitação docente;
4 – Acompanhar as avaliações do Curso definidas pelo Colegiado;
5 – Analisar e propor modificações, quando necessárias;
6 – Indicar formas de incentivo ao desenvolvimento de atividades de pesquisa;
7 – Contribuir para a concretização do perfil profissional;
8 – Zelar pelo cumprimento das DCNs aplicáveis ao Curso de Geografia.