O Curso de Relações Públicas figura entre os cursos de maior procura na área de Ciências Humanas no vestibular e a demanda de alunos provém de diversos estados, principalmente do Paraná, São Paulo e Mato Grosso.

Como destaque, vale ressaltar que o curso recebe alunos estrangeiros por via de intercâmbios académicos. No ano 2014, o Curso de Relações Públicas comemorou 40 anos de sua implantação.

Por iniciativa do NDE (Núcleo Docente Estruturante) e Colegiado do curso de Relações Públicas, realizou-se um Fórum de discussão com objetivo de apresentar resultados preliminares da estruturação do PPC para o qual foram convidados todos os docentes participantes do curso de Relações Públicas, os respectivos estudantes, chefias de departamento, coordenações de colegiado e direção do CECA. As contribuições trazidas pelos participantes do Fórum foram valiosas e acolhidas pelos membros do NDE na elaboração do PPC final.

Após esse processo de reformulação iniciado em 2014, no ano de 2016 foi implementado o currículo atual e, com ele algumas mudanças significativas e que impactam a história mais recente do curso, como os estágios obrigatórios e a atualização/modernização de conteúdos e ementas.

De forma circunscrita a essa transformação social, o mercado de trabalho também mudou e está em mudança. Diversos processos organizacionais, incluindo aqui a comunicação, foram amplamente digitalizados/virtualizados e isso demanda novos conhecimentos técnicos.

Além do aspecto interno do trabalho, o próprio mercado em si apresentou mudanças significativas na dinâmica de contratação e espaço de desenvolvimento de atividades, com o aumento dos “home offices”, contratações a distância e automatizações de diversas ordens.

As redes sociais, em especial, parecem ter tido grande impacto no mercado de Relações Públicas. No início do ano letivo de 2020, mais precisamente em março, aconteceu a Pandemia de Covid19 e, tal fato, trouxe consequências importantes para a graduação em Relações Públicas da UEL e, de forma mais ampla, para todas as instituições de ensino.

Com a suspensão das aulas presenciais, o curso passou a ser regido por um PEMC – Plano Emergencial de Matriz Curricular que, entre outras informações e diretivas, organizou a condução das atividades de forma remota e em ambientes virtuais de aprendizagem. Foi um momento histórico de desafios e muitas críticas a todos os atares do processo, pela inexperiência em tal situação e pelo abatimento psicológico de todos os envolvidos.

Ainda que desafiador, esse momento reservou aprendizados e perdurou até meados do ano letivo de 2022. Após a reformulação do Projeto Pedagógico motivada pela publicação das novas Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em Relações Públicas, em 2021 o curso de Relações Públicas passou por um processo de renovação do reconhecimento de funcionamento pela Portaria Estadual n. 96 de 15/07/2021, conferindo ao concluinte do curso o grau de Bacharel em Relações Públicas, obtendo nota máxima (5) no processo.

DEPARTAMENTO

O Departamento, subunidade dos Centros de Estudos, constitui-se na menor estrutura de organização administrativa, didático científica e de lotação de pessoal.
No Departamento são reunidas atividades acadêmicas afins e nele estão integrados docentes e técnico administrativos para objetivos comuns. (Art. 122 do Regimento Geral da UEL).

COLEGIADO

Os Colegiados de cursos de graduação exercem a coordenação pedagógica dos cursos e serão constituídos por representantes docentes da área principal de conhecimento e da área básica e/ou complementar de conhecimento, estudantes e servidores, na forma prevista nos §2º e §3º do Art. 27 do Estatuto da Universidade. (Art. alterado através da Resolução CU 168/2007).

NÚCLEO DOCENTE ESTRUTURANTE (NDE)

O NDE institui-se como parte da estrutura de gestão acadêmica do curso com atribuições consultivas, propositivas e de assessoria, acerca de matérias de natureza acadêmica e pedagógica, sendo corresponsável pela elaboração, implementação e consolidação do Projeto Pedagógico do Curso (PPC), além de zelar pelo cumprimento das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs). Tem como objetivos:

1 – Levantar dificuldades na atuação do corpo docente do Curso;

2 – Auxiliar na elaboração e no acompanhamento do PPC;

3 – Propor programas ou outras formas de capacitação docente;

4 – Acompanhar as avaliações do Curso definidas pelo Colegiado;

5 – Analisar e propor modificações, quando necessárias;

6 – Indicar formas de incentivo ao desenvolvimento de atividades de pesquisa;

7 – Contribuir para a concretização do perfil profissional;

8 – Zelar pelo cumprimento das DCNs aplicáveis ao Curso de Relações Públicas.