A abertura do processo de formação do Curso de Zootecnia da UEL ocorreu no dia 30 de maio de 2000. A justificativa para a formação do curso se deu pelo fato de, embora a UEL estar inserida em uma região geográfica com vocação eminentemente agropecuária, em que se destacavam a avicultura, bovinocultura de corte e leite, suinocultura, equinocultura, ovinocultura, piscicultura, sericicultura e outras culturas zootécnicas com grande potencial de crescimento futuro e com fortes e emergentes agroindústrias de carnes, leite, seda, ração animal e couro, ainda não oferecia um curso voltado para a formação de profissionais especializados em Zootecnia.

A Profissão está regulamentada pela Lei de número 5.550 de 4 de dezembro de 1968. A proposta da criação do curso na UEL também levou em consideração que possuía um Departamento de Zootecnia e que contava com a infraestrutura já existente no Centro de Ciências Agrárias, em outros Centros de Estudos e na Fazenda Escola, tanto no que dizia respeito às instalações físicas, quanto à qualidade do corpo docente especializado.

Assim, o Curso de Zootecnia da UEL foi criado por meio da Resolução CEPE e CA 61/01 no dia 24 de junho de 2002. O colegiado e o Núcleo Docente Estruturante, tem se preocupado, desde a sua criação, em adequar o projeto pedagógico de curso (PPC) aos novos parâmetros previstos nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para os Cursos de Graduação em Zootecnia.

Desde a criação do curso em 2001 (para início em 2002) procurou-se atender às recomendações apresentadas pela Comissão Nacional de Ensino de Zootecnia (CNEZ). Estas recomendações foram aperfeiçoadas e foram a base para as diretrizes Curriculares dos Cursos de Graduação em Zootecnia do Brasil, aprovadas na Resolução n° 4 de 2 de fevereiro de 2006.

Preocupados em manter uma constante modernização de sua organização didático-pedagógica bem como atender às novas exigências da LDB, executou-se a reformulação deste PPC. As modificações se pautaram em inclusão de disciplinas, exclusão de outras, redução de carga horária em sala de aula, inclusão de aulas práticas em disciplinas até então estritamente teóricas e a busca de participação ativa do docente para com o colegiado de curso.

Optou-se pela implantação do regime crédito anual, com disciplinas semestrais e anuais, na busca de possibilitar maior independência do aluno. A nova proposta traz um curso carga horária menor em disciplinas, 3510 horas, das quais 180 horas são destinadas aos projetos Integradores com os conteúdos das disciplinas do semestre de forma interdisciplinar em situações práticas relacionadas à Zootecnia, 400 horas de estágio, 30 horas de TCC, 30 horas de AAC e 442 horas de atividades de extensão, compondo um total de 4412 horas como carga horária total do curso.

A proposta foi pensada para tornar o curso atrativo, dinâmico e capaz de colocar profissionais alinhados com as dinâmicas do mercado de trabalho e prontos para as transformações do mundo moderno.

DEPARTAMENTO

O Departamento, subunidade dos Centros de Estudos, constitui-se na menor estrutura de organização administrativa, didático científica e de lotação de pessoal.
No Departamento são reunidas atividades acadêmicas afins e nele estão integrados docentes e técnico administrativos para objetivos comuns. (Art. 122 do Regimento Geral da UEL).

COLEGIADO

Os Colegiados de cursos de graduação exercem a coordenação pedagógica dos cursos e serão constituídos por representantes docentes da área principal de conhecimento e da área básica e/ou complementar de conhecimento, estudantes e servidores, na forma prevista nos §2º e §3º do Art. 27 do Estatuto da Universidade. (Art. alterado através da Resolução CU 168/2007).

NÚCLEO DOCENTE ESTRUTURANTE (NDE)

O NDE institui-se como parte da estrutura de gestão acadêmica do curso com atribuições consultivas, propositivas e de assessoria, acerca de matérias de natureza acadêmica e pedagógica, sendo corresponsável pela elaboração, implementação e consolidação do Projeto Pedagógico do Curso (PPC), além de zelar pelo cumprimento das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs). Tem como objetivos:

1 – Levantar dificuldades na atuação do corpo docente do Curso;

2 – Auxiliar na elaboração e no acompanhamento do PPC;

3 – Propor programas ou outras formas de capacitação docente;

4 – Acompanhar as avaliações do Curso definidas pelo Colegiado;

5 – Analisar e propor modificações, quando necessárias;

6 – Indicar formas de incentivo ao desenvolvimento de atividades de pesquisa;

7 – Contribuir para a concretização do perfil profissional;

8 – Zelar pelo cumprimento das DCNs aplicáveis ao Curso de Zootecnia.