O trabalho de Conclusão do Curso de História – TCC constitui-se na elaboração de uma Monografia descrita como Atividade Acadêmica Obrigatória na matriz curricular respectiva.

O TCC é uma atividade acadêmica obrigatória que tem como objetivo correlacionar e aprofundar os conhecimentos teórico-práticos adquiridos na vida acadêmica.

É um trabalho de natureza acadêmico-científica elaborado individualmente pelo estudante concluinte do Curso de Graduação em História.

O TCC pode ser de natureza:

I – teórica, em que o estudante discute um tema relevante com o objetivo de rever a bibliografia produzida até então, devendo analisar conceitos de vários autores e propor ou apontar novas formulações que elucidem melhor o tema em questão;
II – teórica-empírica, em que o estudante elabora, juntamente com a pesquisa teórica, uma pesquisa das evidências ou de campo, levantando os dados primários e secundários, entrando em contato direto com o universo do seu objeto de estudo e fundamentando assim a discussão teórica a partir da análise do material coletado;
III – os trabalhos, tanto de natureza teórica, quanto teórica-empírica, deverão apresentar um objeto de investigação que configure o campo de pesquisa do historiador.