O curso de Psicologia foi criado, no âmbito da Universidade Estadual de Londrina, em 1970 (antes da criação da Universidade, o curso existia em faculdade, desde 1950). A resolução CEPE/CA de 2018 foi a penúltima versão do curso, que está em vigor entre a segunda e a quinta séries. A partir de 2023, o curso sofreu adaptação curricular para a creditação da extensão, ainda sem publicação pelo CEPE/CA.

Objetivo

O curso objetiva oportunizar uma formação profissional qualificada, capaz de permitir à (ao) psicóloga(o) analisar comparativamente conceitos e instrumentos de análise, de investigação e de intervenção, a partir de diferentes sistemas psicológicos, possibilitando, desta forma, o desenvolvimento de diversificadas posições frente a uma problemática, seja ela individual, coletiva ou socioinstitucional.

Por meio do favorecimento de uma formação sustentada também pela pesquisa e a extensão, o ensino buscará permitir ao profissional identificar e levantar estratégias para o tratamento e intervenção de problemas individuais, coletivos e sociais, relevantes à cultura e a sociedade, podendo-se envolver, de forma efetiva, nas mudanças sociais.

Busca habilitar o exercício do pensamento analítico, crítico, reflexivo, criativo, interdisciplinar e lógico, importante para o enfrentamento das dificuldades que emergem do contexto clínico e da realidade social que o(a) egresso(a) enfrentará. Nesse sentido, deverá ser capaz de atuar em diversos campos de atuação, como o consultório particular, a clínica em instituições públicas e privadas, nas políticas públicas de saúde (rede SUS), assistência social, educação, justiça, segurança, trânsito, organizações, núcleos rurais, e urbanos, assessorias, esporte e lazer, urgências e emergências, dentre outros campos.

Perfil do egresso

O egresso do Curso de Psicologia da UEL é um profissional qualificado, com competências teóricas e técnicas para desenvolver ações de pesquisa, diagnóstico e intervenção sustentadas numa posição teórica, ética e crítica, comprometida com o seu objeto de trabalho – o ser humano em suas múltiplas relações com a vida e o viver na sociedade brasileira – e com os diferentes cenários de atuação pertinentes ao fazer do psicólogo.

O(a) egresso(a) deverá agir com autonomia e responsabilidade, em condições de atuar em equipes interdisciplinares e multidisciplinares. Deverá ser capaz de aplicar seus conhecimentos e habilidades em diversos contextos de atuação: no consultório privado e na clínica pública, nas instituições de saúde, nas instituições de educação, no campo do trabalho, na comunidade, nas organizações e demais instituições que abarcam o objeto de estudo da psicologia, também desenvolvendo e gerindo projetos que envolvam o escopo do trabalho do psicólogo. Seu trabalho deverá ser comprometido com a cultura, com as transformações político-sociais, sustentado numa prática responsiva às exigências de uma educação inclusiva, com valores de diversidade e de cidadania.