O curso de Psicologia da UEL está configurado de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) do curso aprovadas pelo MEC/CNE/CES em 2011, a qual determina que os cursos de psicologia devem proporcionar aos estudantes uma formação generalista, voltada para a atuação profissional, para a pesquisa e o ensino na psicologia, a partir de múltiplos referenciais teóricos e metodológicos e considerando a interface com áreas afins de conhecimento.

O profissional egresso deverá respeitar os princípios e valores da ética e da cidadania, sendo dotado de conhecimentos ancorados em habilidades e competências que o permitam trabalhar na atenção à saúde, tomar decisões, exercer liderança, comunicar informações a outros profissionais, realizar o gerenciamento e a administração em contextos de trabalho e manter-se atualizado por meio de educação continuada.

Isso é possível a partir da divisão do curso em um núcleo comum de disciplinas das áreas da psicologia e afins (que permite uma base de formação sólida e compartilhada por psicólogos de diversas partes do país) e de um conjunto de ênfases curriculares que permitem a consideração do contexto local na formação do estudante. No currículo da UEL, as ênfases são duas:

I- Investigação Científica e Intervenção em Processos Clínicos e Saúde e

II- Investigação Científica e Intervenção em Processos Sociais e Institucionais.

As ênfases do curso são demarcadas nos estágios curriculares específicos de ênfase, os quais ocorrem após o estágio básico (3ª série), se estendendo para a 4ª série e a 5ª série.

O curso de Psicologia da UEL teve seu projeto pedagógico reformulado para os ingressantes em 2019, apresentando uma carga horária total de 4180 (para os que realizam uma ênfase) e 4690 horas (para os realizam duas ênfases) que deve ser integralizada em cinco anos (máximo 10 anos). Para esses estudantes, deve-se cursar 400 horas de atividades acadêmicas complementares, incluindo a possibilidade de cursar a disciplina de LIBRAS como optativa.

Para os ingressantes a partir de 2023, o curso passou por adaptação curricular para a creditação da extensão, seguindo o disposto na Resolução CNE/CES n.07 de 18 de dezembro de 2018, que determina que 10% da carga horária total dos cursos de graduação devem se dedicar às atividades de extensão. Assim sendo, a espinha dorsal do projeto pedagógico se manteve, porém, algumas disciplinas foram eliminadas ou reduzidas em carga horária para se ajustar à nova legislação, tendo-se também reduzido as atividades acadêmicas complementares para 140 horas. O curso conta com 470 horas de extensão, sendo 235 de atividades livres e 235 de atividades indicadas (vinculadas à formação em psicologia), que devem ser cumpridas ao longo do curso. 

DEPARTAMENTO

O Departamento, subunidade dos Centros de Estudos, constitui-se na menor estrutura de organização administrativa, didático científica e de lotação de pessoal.
No Departamento são reunidas atividades acadêmicas afins e nele estão integrados docentes e técnico administrativos para objetivos comuns. (Art. 122 do Regimento Geral da UEL).

COLEGIADO

Os Colegiados de cursos de graduação exercem a coordenação pedagógica dos cursos e serão constituídos por representantes docentes da área principal de conhecimento e da área básica e/ou complementar de conhecimento, estudantes e servidores, na forma prevista nos §2º e §3º do Art. 27 do Estatuto da Universidade. (Art. alterado através da Resolução CU 168/2007).

NÚCLEO DOCENTE ESTRUTURANTE (NDE)

O NDE institui-se como parte da estrutura de gestão acadêmica do curso com atribuições consultivas, propositivas e de assessoria, acerca de matérias de natureza acadêmica e pedagógica, sendo corresponsável pela elaboração, implementação e consolidação do Projeto Pedagógico do Curso (PPC), além de zelar pelo cumprimento das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs). Tem como objetivos:

1 – Levantar dificuldades na atuação do corpo docente do Curso;

2 – Auxiliar na elaboração e no acompanhamento do PPC;

3 – Propor programas ou outras formas de capacitação docente;

4 – Acompanhar as avaliações do Curso definidas pelo Colegiado;

5 – Analisar e propor modificações, quando necessárias;

6 – Indicar formas de incentivo ao desenvolvimento de atividades de pesquisa;

7 – Contribuir para a concretização do perfil profissional;

8 – Zelar pelo cumprimento das DCNs aplicáveis ao Curso de Psicologia.