O Estágio Curricular Obrigatório é considerado atividade acadêmica de natureza especial e tem regulamentação específica (Resolução CEPE nº.71/2021).

Segundo as DCNs de Nutrição, a carga horária mínima para os estágios é de 20% do total do curso, sendo desenvolvidos totalmente no turno do curso e na 4ª série.

O estágio tem por objetivo desenvolver as competências, habilidades gerais e específicas propostas no PPC, cumprindo os fundamentos legais das legislações vigentes, com base nas DCN de Cursos de Nutrição do Brasil.

É de caráter educativo supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, parte determinante e imprescindível da formação do estudante. A supervisão de estágio, será de responsabilidade do docente da área específica, e poderá ser desenvolvida de forma direta ou semidireta, conforme descrito no Capítulo IV, Artigo 38 do Regulamento Geral dos Estágios Curriculares da UEL.

Os estudantes serão distribuídos em oito grupos, fazendo um rodízio entre os campos. A carga horária total do estágio será de 720 horas (20,6%), abrangendo os seguintes componentes curriculares:

1. Estágio em Nutrição Hospitalar Materno Infantil – 60 horas
2. Estágio em Nutrição Hospitalar Adultos e Idosos – 60 horas
3. Estágio em Nutrição Ambulatorial I – 60 horas
4. Estágio em Nutrição Ambulatorial II – 60 horas
5. Estágio em Nutrição na Atenção Básica à Saúde I – 60 horas
6. Estágio em Nutrição na Atenção Básica à Saúde II – 60 horas
7. Estágio em Nutrição Escolar e/ou Instituição de Permanência de Idosos (IPI) – 120 horas
8. Estágio em Gestão de Unidades de Alimentação e Nutrição – 240 horas.

Será reprovado no Estágio Curricular Obrigatório o estudante que não obtiver média final igual ou superior a 6,0 (seis) e frequência de, no mínimo, 95% da carga horária prevista de cada área de estágio, conforme regulamento próprio.

Para mais informações a respeito de estágio clique em saiba mais.