O curso de Graduação em Nutrição foi aprovado na UEL em 2010, por meio da Resolução CEPE/CA n.065/2010, entretanto, somente em novembro de 2018 foi autorizada, pelo governo do Estado, a sua implantação na UEL, prevista para março de 2020 (Decreto n.11684 de 12 de novembro de 2018).

No início de 2019 o curso foi vinculado ao Departamento PAC do CCS e foi realizada a indicação, pela Reitoria, da professora Clisia Mara Carreira como a primeira coordenadora do Colegiado de Curso, sendo a única docente nutricionista da UEL e integrante da comissão de criação do PPC de Nutrição para a UEL.

Ainda em 2019 foi realizada a primeira adequação do currículo na qual foram revisadas ementas, carga horária, referências bibliográficas, período de oferta de disciplinas e inserções de novos conteúdos compatíveis com a atuação do nutricionista e suas atribuições conforme Resolução CFN nº 600, de 25 de fevereiro de 2018.

A adequação foi aprovada pela Câmara de Graduação em reunião realizada no dia 22 de outubro de 2019, conforme deliberação nº 026/2019, a qual estabelece as adequações no PPC de Graduação em Nutrição da UEL.

Em 2022 foi realizado a segunda adequação curricular do PPC para atender às novas demandas do profissional a ser formado, bem como regulamentar a carga horária destinada às atividades de extensão, a creditação curricular da extensão, segundo a Resolução CNE nº 7 de 18 de dezembro de 2018, o parecer CNE/CES nº 608/2018, homologado pela portaria MEC nº 1.350, de 14 de dezembro de 2018, e a nova Política de Extensão da Universidade Estadual de Londrina aprovada em 2021.

Conforme deliberação nº 008/2023, a qual estabelece as adequações no PPC de Graduação em Nutrição da UEL.

Objetivo: Formar profissional nutricionista generalista, com visão holística, que atue de acordo com princípios éticos, inovadores, com raciocínio crítico e científico do conhecimento, capazes de atuarem de forma multi e interprofissional e que desenvolva saberes e valores profissionais e humanos, perfil de liderança e visão de gestão administrativa, respeitando a realidade socioeconômica, política e cultural da sociedade, bem como o meio ambiente, em âmbito local, regional e nacional.

Perfil do concluinte: O curso de graduação em Nutrição do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Estadual de Londrina, seguindo as Diretrizes Curriculares Nacionais para graduação em nutrição, pretende formar “Nutricionistas com formação generalista, humanista e crítica, capacitado a atuar, visando à segurança alimentar e à atenção dietética, em todas as áreas do conhecimento em que a alimentação e a nutrição se apresentem fundamentais para a promoção, manutenção e recuperação da saúde e para a prevenção de doenças de indivíduos ou grupos populacionais, contribuindo para melhora da qualidade de vida, pautado em princípios éticos, com reflexão sobre a realidade econômica, política, social e cultural”.

DEPARTAMENTO

O Departamento, subunidade dos Centros de Estudos, constitui-se na menor estrutura de organização administrativa, didático científica e de lotação de pessoal.
No Departamento são reunidas atividades acadêmicas afins e nele estão integrados docentes e técnico administrativos para objetivos comuns. (Art. 122 do Regimento Geral da UEL).

COLEGIADO

Os Colegiados de cursos de graduação exercem a coordenação pedagógica dos cursos e serão constituídos por representantes docentes da área principal de conhecimento e da área básica e/ou complementar de conhecimento, estudantes e servidores, na forma prevista nos §2º e §3º do Art. 27 do Estatuto da Universidade. (Art. alterado através da Resolução CU 168/2007).

NÚCLEO DOCENTE ESTRUTURANTE (NDE)

O NDE institui-se como parte da estrutura de gestão acadêmica do curso com atribuições consultivas, propositivas e de assessoria, acerca de matérias de natureza acadêmica e pedagógica, sendo corresponsável pela elaboração, implementação e consolidação do Projeto Pedagógico do Curso (PPC), além de zelar pelo cumprimento das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs). Tem como objetivos:

1 – Levantar dificuldades na atuação do corpo docente do Curso;

2 – Auxiliar na elaboração e no acompanhamento do PPC;

3 – Propor programas ou outras formas de capacitação docente;

4 – Acompanhar as avaliações do Curso definidas pelo Colegiado;

5 – Analisar e propor modificações, quando necessárias;

6 – Indicar formas de incentivo ao desenvolvimento de atividades de pesquisa;

7 – Contribuir para a concretização do perfil profissional;

8 – Zelar pelo cumprimento das DCNs aplicáveis ao Curso de Nutrição.